Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Acadêmicos de Odontologia da UFPR promovem a saúde bucal em projeto de extensão

Motivados pela disciplina de Saúde Coletiva, acadêmicos do curso de Odontologia da UFPR criaram um projeto de extensão para promover a saúde e a qualidade de vida. Aprovado em agosto de 2020 como projeto de extensão, o “Boca a Boca”, neste momento, é executado por meio das redes sociais, com postagens educativas sobre saúde geral. A meta, após a pandemia, é focar em ações presenciais nos municípios da região metropolitana de Curitiba, junto a populações de de maior vulnerabilidade social.

A iniciativa é coordenada pela professora Marilene da Cruz Magalhães Buffon e apoia-se nos pilares da educação e promoção da saúde em saúde bucal . “O propósito é impulsionar a saúde de maneira geral aos diferentes ciclos de vida”, relatam os acadêmicos, em texto de divulgação.

A ideia é exercitar o slogan e “levar conhecimento de boca a boca”, apostando que aqueles que têm acesso às ferramentas virtuais, durante a pandemia, possam contribuir com a disseminação dos conteúdos. “Quando o projeto puder se expandir para ações presenciais, a promoção da saúde será realizada com a identificação do grupo específico, respeitando culturas e concepções, e por meio do diálogo, troca de experiências e uma ligação entre o saber científico e o popular”, justificam.

 

Um dos temas já tratados pelo grupo foi o mau hálito (Imagem de divulgação)

 

Entre as temáticas tratadas no projeto estão a explicação das principais doenças bucais, das relações das doenças bucais com o corpo em geral, orientações de prevenção com base no tema covid-19, discussão sobre mitos e verdades da saúde oral e geral, método de higienização da boca e de próteses, entre outros. Além da coordenadora, o “Boca a Boca” conta com 17 membros, que pesquisam  e produzem conteúdos com base científica, repassando-os com linguagem clara , simples e objetiva para toda a população.

No Instagram, o perfil é o @bocabocap, no Facebook é o Projeto Boca a boca e no Twitter @projetoboca. Os e-mails de contato são bocabocaprojeto@gmail.com e bocabocaprojeto@ufpr.br.


Imagem de destaque por Pixabay

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...