Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese da UFPR premiada pela Capes utiliza biochar para desenvolver sensores eletroquímicos sustentáveis e baratos

A utilização do biochar ativado, que é um material viável econômica e ambientalmente, para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos simples e de baixo custo é a proposta de Cristiane Kalinke. A pesquisa, defendida no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou o Prêmio Capes de Tese 2020 na área de Química. O resultado foi divulgado no dia 1º de outubro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Sensores eletroquímicos são dispositivos capazes de medir a concentração de determinada molécula ou composto presente em um ambiente. Um exemplo de sensor eletroquímico comum no dia a dia é o glicosímetro, utilizado para o monitoramento de glicose em pessoas com diabetes. Em seu trabalho, Cristiane aproveitou as características do biochar para o desenvolvimento destes dispositivos. Inicialmente, o biochar surgiu como um fertilizante para melhoramento do solo, adsorção de contaminantes em solo e água, sequestro de carbono, entre outras aplicações. Devido a sua versatilidade e excelentes propriedades, atualmente vem sendo empregado em outras funções.

Trata-se de um material carbonáceo, rico em carbono, obtido a partir do processo de queima de diferentes tipos de biomassa e formando um biocarvão. “Como biomassa podem-se utilizar resíduos agrícolas e industriais, de origem vegetal ou animal. Isso torna o biochar um material interessantíssimo, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico”, avalia a pesquisadora que escolheu sintetizar o biochar a partir de biomassa de farelo de mamona, resíduo industrial proveniente de indústrias de fabricação de óleo de mamona.

A pesquisadora utilizou o biochar sintetizado a partir de biomassa de farelo de mamona. Foto: JoaoBOliver no Pixabay

A proposta consiste em aplicar o biochar ao campo da eletroanalítica aproveitando sua característica sortiva, isto é, seu processo de interação superficial a uma espécie. Para melhorar a capacidade adsorvente do biochar, foram avaliados diferentes tipos de ativação química, ou seja, tratamentos do material na presença de compostos químicos. “Esses tratamentos visam oxidar a superfície do material, aumentando a área superficial, a porosidade e até inserindo grupos funcionais na superfície, o que facilita a adsorção física e interações químicas do biochar com outras espécies”, explica Cristiane.

Apesar de esse tipo de tratamento ser comum em materiais à base de carbono, o biochar quimicamente ativado ainda não era empregado no desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Os dispositivos foram construídos de maneira simples e econômica a partir da utilização de uma pasta de carbono preparada com óleo mineral, grafite e biochar. A pasta foi inserida em um suporte plástico de PVC (foram usados palitos de pirulito) e compactada com uma haste de cobre, que serviu como êmbolo e para fazer o contato elétrico entre o sensor e o equipamento de medida.

“Com isso, foi possível explorar a capacidade de adsorção química e física do biochar frente a outras espécies”, conta a pesquisadora. Ela explica que o eletrodo era deixado em contato com uma solução da espécie selecionada durante determinado tempo para que a interação entre a espécie e a superfície do biochar ocorresse. Em seguida, o eletrodo era acoplado à célula eletroquímica e conectado ao equipamento utilizado para a realização das medidas eletroquímicas, sendo possível a quantificação da espécie em função da sua concentração em solução.

O sensor foi aplicado em cinco diferentes estratégias: determinação de níquel em amostras de bioetanol e água residuária; determinação de ácido cafeico em diferentes tipos de vinho; determinação não-enzimática de glicose utilizando um sistema microfluídico; determinação enzimática de glicose em amostras de soro sanguíneo; e distinção e detecção de três compostos fenólicos, utilizando uma língua eletrônica.

Resultados

Cristiane afirma que a aplicação de biochar ativado como modificador de eletrodos apresentou baixo custo e simplicidade. “O sensor desenvolvido proporcionou excelente capacidade sortiva e potencialidade para a determinação de diferentes espécies em diferentes tipos de amostras”.

Para a pesquisadora, o biochar é uma ótima alternativa para a produção desses dispositivos principalmente por ser sustentável e ambientalmente amigável. “Essa busca por materiais que poluam o mínimo possível o ambiente é crescente. Vemos pesquisas acadêmicas não somente de sensores eletroquímicos à base de biochar, mas também de células a combustível e baterias para geração de energia mais limpa. Por mais simples que o material pareça, o retorno é sempre válido”, destaca.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Sensores Eletroquímicos (LabSensE) da UFPR, orientado por Márcio Bergamini e co-orientado por Luiz Humberto Marcolino Junior , líder do LabSensE; ambos são professores do Departamento de Química da UFPR.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...