Inovação Tecnológica

Agência Inovação da UFPR

A inovação tecnológica é o resultado do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A comunidade acadêmica da UFPR está em constante produção científica e coloca esse conhecimento à disposição da sociedade em diferentes formas, entendendo Inovação Tecnológica como novas formas de se pensar não apenas a tecnologia em si, mas também seus usos.

A Universidade conta, pontualmente, com dois espaços de concentração da inovação tecnológica. Um deles é a Agência de Inovação UFPR, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico da sociedade brasileira, bem como seu desenvolvimento econômico e social. Possui como grande objetivo fazer com que a pesquisa realizada na Universidade seja aplicada na Indústria, de forma que traga melhorias para a sociedade e também gere receita para a UFPR, possibilitando que cada vez mais inovações possam ser desenvolvidas.

Além da Agência de Inovação UFPR, a Universidade tem a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-PR), que é um programa de extensão e pesquisa universitária, vinculado à PROEC/UFPR, que envolve estudantes, professores e técnico-administrativos de forma interdisciplinar e tem como foco central o Cooperativismo, o Associativismo e outras formas de Economia Solidária. A incubadora tem como missão contribuir com a afirmação da cidadania, através de ações cooperativas, interagindo com movimentos sociais, sindicatos, associações de moradores e poder público, estimulando a auto-gestão a partir do princípio do respeito ao saber popular, na busca de geração de trabalho, renda e cidadania.

Há também a primeira versão do Catálogo Eletrônico da Inovação Tecnológica da UFPR (2004) e uma segunda versão, de 2008, que contém os grupos de pesquisa, laboratórios e recursos humanos qualificados e aptos a oferecer seus serviços no desenvolvimento da pesquisa aplicada, de ações, projetos e programas de extensão, assessoria e consultoria, a todos os setores da sociedade, em especial aos setores produtivos, privados e públicos. A Agitec está finalizando uma versão atualizada on-line, prevista para 2012.