Universidade Federal do Paraná

Menu

Palavra do Reitor

A Universidade Federal do Paraná é a alma mater da sociedade paranaense. Gerações dos 20 aos 90 anos de idade nela reconhecem com orgulho o seu lugar de formação, o seu lugar de preparação para a vida, para as profissões ou para as ciências, o lugar de entender e se situar no mundo.
São mais de 100 anos de uma história marcada por inúmeros desafios – o primeiro deles a própria fundação da Universidade, resultado da articulação de esforços da sociedade e de forças políticas. 
Hoje, nossa centenária universidade se depara com desafios renovados. E um dos mais instigantes é, indubitavelmente, o de estar aberta à diferença; e com isso crescer e ser protagonista, a partir da sua pluralidade, com a sua pluralidade, fazendo valer a vocação – presente desde o início – de ser a reserva da melhor formação para quem senta em nossos bancos, de ser o repositório da inteligência e da criatividade, de ser o lugar das luzes.
A nossa riqueza é e deve ser a nossa pluralidade e a nossa diversidade. Esta tem sido e deve continuar sendo, cada vez mais, a nossa meta: ser uma Universidade inclusiva, plural e aberta. Que esteja sintonizada com as demandas da desigual sociedade em que vivemos e contribua para a diminuição dessa desigualdade. Que acolha a riqueza dos saberes, da multiplicidade de ideias, de ideologias e de concepções – pois se a Universidade se tornar dogmática,  se a Universidade se reivindicar possuidora de só uma voz, desvalorizando qualquer outro timbre que não lhe pareça familiar, será certamente o início do fim desse lugar, que deve ser o gerador e difusor principal do conhecimento na sua acepção mais plural e tolerante.
A Universidade deve ser ao mesmo tempo o lugar da palavra, do diálogo e do conhecimento. Não pode em nenhum momento renunciar a ser o lugar da qualidade – na produção do saber e na reprodução do conhecimento, para termos imensa qualidade na pesquisa, no ensino, na extensão.
Precisamos crescer, precisamos ser referência, precisamos almejar ser referência.
Faço aqui então um apelo a toda a nossa comunidade universitária: sonhemos alto, afirmemos nosso papel de “locus” principal dos saberes, busquemos também nosso protagonismo no debate público; desdobremos tudo isso em qualidade na formação dos nossos estudantes, em qualidade na produção do conhecimento, da tecnologia, da inovação.
Façamos isso reivindicando nosso protagonismo social que não pode jamais ser esquecido e reafirmando, com isso, o imenso orgulho de pertencer a essa instituição e de construir, no dia a dia de nosso labor, a principal instituição superior de ensino e pesquisa do Paraná. E que isso não seja confundido com elitismo: devemos simplesmente fazer desabrochar aquilo que a sociedade espera de nós, e devemos fazê-lo com nossas melhores energias e com nossa maior competência. É essa a satisfação que devemos à sociedade em que estamos inseridos, é esse o nosso destino. Vamos cumpri-lo!

Ricardo Marcelo Fonseca
Reitor da Universidade Federal do Paraná

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR