+ UFPR

Zaki Akel Sobrinho será reconduzido ao cargo de reitor na data oficial dos 100 anos da UFPR

Sonia Loyola     19 de dezembro de 2012 - 11h06

Reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari

O professor Zaki Akel Sobrinho tomou posse como reitor da UFPR, na terça-feira (18), às vésperas do centenário da instituição, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para mais um mandato de quatro anos (2013-2016). Hoje, quarta-feira (19), será reconduzido ao cargo, às 20 horas, no Teatro Guaíra, durante a cerimônia do Conselho Universitário (Coun) que marcará oficialmente a comemoração dos 100 anos da UFPR.

O reitor Zaki Akel Sobrinho é paranaense, nascido em Curitiba. Graduado pela UFPR em Administração, mestre pela UFRJ e doutor pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Ingressou na carreira docente em 1984. Entre outras funções, foi diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e atual reitor ─ gestão 2009/2012. O professor também é presidente do Grupo Tordesilhas, que reúne as principais universidades da Espanha, Portugal e Brasil, entre outras representações.

O vice-reitor reeleito Rogério Andrade Mulinari também é paranaense, de Curitiba. Médico, é mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Concluiu seu pós-doutoramento em Boston, nos Estados Unidos e criou o doutorado em Medicina Interna na UFPR em 1996, marco divisório na área. Foi suplente de chefia e chefe do Departamento de Medicina até 1999. Exerceu ainda os cargos de coordenador da pós-graduação e diretor do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, a partir de 2002, até assumir como vice-reitor da UFPR, em março de 2009.