Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki Akel Sobrinho participa do 2º Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa

O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, participou nos dias 15 e 16 deste mês, em Paris (França), do 2º Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa. No primeiro dia do encontro, o reitor coordenou a Oficina 3, que abordou a “Cooperação franco-brasileira no campo das ciências humanas e sociais, das artes e da cultura”. O tema integrou o Painel 2 do evento: Cooperação franco-brasileira no Ensino Superior.

Criado em 2006 para acompanhar as parcerias e os programas de cooperação existentes entre ambos os países no campo do ensino superior e da pesquisa, o Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa teve sua primeira edição em Brasília, de 11 a 13 de novembro de 2009.

Nesta primeira edição, o encontro debateu temas de grande importância para os dois países. Entre eles, a reforma universitária no Brasil, a cooperação científica e universitária franco-brasileira, a globalização e abertura para as universidades, a formação de nível superior na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Universidade Aberta do Brasil, e equidade social no ensino superior e a promoção da inovação tecnológica.

O Fórum Franco-Brasileiro tem dois objetivos principais: estimular a cooperação franco-brasileira da educação superior e da pesquisa e acordar os termos da implementação de um plano de trabalho para o aprofundamento da cooperação e enfrentamento dos desafios que existem nos sistemas de educação superior e pesquisa dos dois países.

 

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...
UFPR Realiza Reunião com Comando de Greve dos Técnicos para Avaliação de Editais Abertos
Nesta segunda-feira (15) a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu com o comando...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...