XVI Feira do Livro: Editora UFPR lança nesta sexta (21/9) a revista literária Tinteiro, que destacará autores paranaenses

O primeiro número da “Tinteiro”, que será lançada durante a feira. Imagem: Divulgação

A Editora da Universidade Federal do Paraná (Editora UFPR) lança a primeira edição da revista Tinteiro no dia 21 de setembro, às 15 horas. A programação integra a 37ª Semana Literária Sesc & XVI Feira do Livro, que termina no sábado (22).

Produzida por escritores, jornalistas, professores, fotógrafos e ilustradores, a publicação segue a vertente literária do jornalismo. As 56 páginas reúnem reportagens, entrevistas, ensaios fotográficos, crônicas, resenhas, e claro, boas histórias para os leitores.

A proposta surgiu como forma de apresentar conteúdo no catálogo de livros, distribuído tradicionalmente na Feira, e abrir espaço para produções da própria Editora.

“Pensamos na revista como substituto do catálogo tradicional, geralmente um material impresso com capas dos livros e nomes. Agora terá dupla finalidade, é uma revista e um catálogo, que divulga o trabalho da editora e possibilita a produção de conteúdo”, explica Rodrigo Tadeu Gonçalves, diretor da Editora UFPR.

“As pessoas levarão nosso catálogo com conteúdo para ler, circular, passar de mão em mão. Na revista continuamos apresentando nossos livros, diagramados, mas agora em sintonia com toda a publicação”, explica o professor Hertz Wendel de Camargo, vice-diretor da Editora. “Fizemos muita pesquisa. Nossas referências foram a Revista Piauí e outras boas publicações na área de jornalismo literário, como a Relevo e a Dossiê. A Tinteiro expressa a ânsia de colocar para fora o que pensamos, traz um posicionamento diferenciado para a Editora”.

A equipe da revista Tinteiro trabalhou voluntariamente para a produção da revista em um mês. A busca pelo fortalecimento de publicações literárias e culturais no Brasil impulsionou a iniciativa que, de acordo com os editores, tem como objetivo complementar os bons materiais que já circulam.

Autores paranaenses

Rodrigo explica que a revista privilegia o conteúdo de autores paranaenses, porque ainda há pouca visibilidade fora do estado. “Grande parte da divulgação do que se faz no meio da literatura no Brasil está ligada ao grande mercado, do qual as editoras universitárias ainda não fazem parte, apesar de serem importantes e terem um nicho específico da produção de conhecimento acadêmico. A revista foi um jeito de nos colocarmos nesse debate”, afirma.

O veículo tem periodicidade anual, tiragem de mil exemplares e será distribuído gratuitamente. Além dos professores Rodrigo e Hertz, o revisor da Editora, Francisco Innocêncio, também assina como editor da Tinteiro.

O material resgata parte da história da própria Editora UFPR, como a publicação do livro Canto dos Malditos, que chegou a ser proibido e deu origem ao filme “O bicho de sete cabeças” anos mais tarde. A reportagem de capa traz detalhes da vida de Helena Kolody, narrados por três amigas pessoais da poeta.

“Vi que na área da literatura as pessoas gostam de livros físicos, de papel, temos esse segmento em que vamos fazer bons projetos. A revista vem nessa lacuna e retoma a energia acumulada de gente que gosta de texto e poesia no papel, trazemos isso”, conta Hertz.

Produções Editora UFPR

A Tinteiro foi produzida com recursos da Caixa Econômica Federal para a Feira do Livro e Semana Literária. A verba, destinada à produção do catálogo, agora dá origem ao material repleto de conteúdo.
A revista surge no cenário de um novo planejamento de comunicação da Editora UFPR, com a produção de conteúdo em várias mídias.

O quadro “Sentido Literal”, transmitido dentro do programa de rádio Música Urbana da UniFM, apresenta dois livros – um da Editora UFPR e o segundo editado em outro local. As obras são sugestões de leitura para o final de semana. O quadro traz comentários e sorteio dos livros; são 15 minutos em formato dinâmico, ao vivo, todas as sextas-feiras, às 12h30.

A iniciativa também abrange uma nova temporada do programa “Quarta Capa”, exibido pela UFPR TV. A proposta é mudar a linguagem para o estilo documentário, com gravações em vários pontos da capital paranaense. A nova temporada, apresentada pelo professor Hertz, está em fase de gravações. O bate-papo sobre literatura dura meia hora.

Lançamento da Revista Tinteiro
Data: 21 de setembro
Horário: 15 horas
Local: 37ª Semana Literária Sesc & XVI Feira do Livro (Praça Santos Andrade, Centro, Curitiba)