Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

XI Encontro Nacional de Diversidade Sexual está com inscrições abertas


O Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual promoverá a discussão sobre gênero e sexualidade entre os dias 22 e 25 de outubro no Setor Litoral.
Gênero e sexualidade são temas relevantes no presente momento político e social brasileiro. É crescente a demanda por políticas públicas que possam proporcionar ampliação de direitos na perspectiva da igualdade para mulheres e grupos que divergem da norma heterossexual. Também são ampliados saberes sobre o assunto e as movimentações políticas e culturais que buscam dar visibilidade aos grupos marginalizados dentro de uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero, classe, raça/etnia e orientação sexual.

O Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (ENUDS) leva para as universidades a discussão sobre gênero e sexualidade com o propósito de fortalecer os grupos e coletivos que se articulam em torno da temática e se construir como espaço de discussão acadêmica e política e manifestação cultural. O ENUDS é um espaço de resistência, de formação, de interação, de práticas políticas transgressoras, de trocas de experiências, de visibilidade para a diversidade sexual dentro na universidade, de empoderamento dos grupos e sujeitos, de debate teórico e de enfrentamento do machismo e da heteronormatividade.

O Encontro é construído coletivamente por seus participantes, Comissão Organizadora e Comissão Nacional, composta por estudantes indicados pelas delegações de seus respectivos Estados, e dos eventos que o precedem (pré-ENUDS). Foi decidido por unanimidade, na Assembleia Final do X ENUDS, realizado em Novembro de 2012 em Seropédica/RJ, que a décima primeira edição do evento seria realizada em 2013, na UFPR, em Matinhos (PR). Pela primeira vez o evento ocorre na região sul do Brasil, trazendo o debate sobre diversidade sexual para o litoral paranaense. A Comissão Organizadora desse décimo primeiro ENUDS é composta por estudantes que compõem o Coletivo Leque – Coletivo de Diversidade da UFPR Litoral.

Acesse o site para fazer sua inscrição: http://www.enuds2013.com. E-mail para contato: enuds2013@gmail.com

texto de Aline Gonçalves, com informações da organização do ENUDS.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...