Na manhã desta sexta-feira, dia 27, o auditório do Campus Juvevê da UFPR recebeu a professora Maysa de Oliveira Brum Bueno, da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), para um workshop sobre a presença das redes sociais na educação. Parte do Programa de Formação Continuada de Professores, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), o evento integra também a Semana Pedagógica do Curso de Comunicação Social. Estiveram presentes o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o diretor do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacode), Dalton Rasera, o chefe de departamento de Comunicação, Mário Messagi Jr., e a coordenadora de Políticas de Formação de Professores, Glaucia da Silva Brito.
Buscando demonstrar como as redes sociais podem ser usadas como instrumento de ensino e aprendizagem, o tema foi abordado de formas teórica e prática. “Nós estamos na era digital, da inovação. Há uma nova ordem, não é mais a sociedade da informação. Agora há mais participação e colaboração”, explica Maysa, acrescentando que as mudanças na educação são lentas e que é preciso haver esse movimento de integrar as redes com a sala de aula. Além dos portais convencionais, como Facebook, Twitter e Pinterest, já foram desenvolvidas plataformas especificamente com o objetivo de levar os alunos para o ambiente digital, como o Moodle e o Edmodo – canais que, segundo a pesquisadora, podem ser a saída para atrair até mesmo os mais conservadores para esses meios.
“Esta era tecnológica que estamos vivendo é diferente daquela na qual nós, os professores, crescemos. Os estudantes são nativos digitais”, afirma, referindo-se à familiaridade dos jovens com as plataformas digitais. “As redes sociais têm uma linguagem e um espaço que são mais naturais para os alunos”.
Contemporaneidade
A professora Glaucia ressalta que esta é uma temática atual, que não pode ser esquecida. “Não podemos mais ignorar a influência da tecnologia e das redes no processo de aprendizagem. Não dá para continuar só deixando pastas de textos no xerox”. A opinião é compartilhada pelo reitor, que considera o investimento na formação de professores algo essencial para o desenvolvimento de uma instituição. “A Universidade só cresce porque faz a lição e casa, porque estamos sempre pensando no nosso processo educativo nas salas de aula, na pesquisa e na extensão”, garante. “Nossos 102 anos de tradição não podem se chocar com os avanços tecnológicos”.
A atividade formativa contou com a presença de professores do Sacode e do Departamento de Educação Física.