Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

VII Semana de Antropologia da UFPR e I Seminário de Etnologia e Museus serão realizados simultaneamente de 24 a 27 de agosto

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Entre os dias 24 e 27 de agosto, o campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná e a Cinemateca de Curitiba recebem a VII Semana de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPR e o I Seminário de Etnologia e Museus. A programação está disponível clicando nesse link.

A Semana de Antropologia, realizada desde 2008, tem sido um importante espaço de desenvolvimento dos intercâmbios acadêmicos e científicos fomentados a partir das linhas de pesquisa do PPGA-UFPR. Nessa edição, uma parceria entre o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) e o Núcleo de Estudos Ameríndios do PPGA-UFPR resultou na primeira edição do Seminário de Etnologia e Museus, que tem como objetivo promover discussões e intercâmbio científico sobre Patrimônio Museal e Etnologia Indígena em museus universitários.

O evento proporcionará aos envolvidos a oportunidade de debater temas ligados às principais linhas de pesquisa do Programa, assim como abrir um espaço de debate sobre a pesquisa etnológica no MAE. Os grupos de trabalho devem, ainda, proporcionar aos alunos do PPGA a oportunidade de produzir textos a partir de seus trabalhos de pesquisa e discuti-los com colegas e professores de outras instituições. O Seminário de Etnologia e Museus, dedicado nessa primeira edição às curadorias compartilhadas com indígenas, possibilitará reflexão sobre esse tipo de experiência, ainda muito incipiente no país.

Informações pelo e-mail desafiosdaalteridade@gmail.com.

Com informações do PPGA-UFPR.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...