Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Vice-reitora representa a UFPR na III Conferência Regional de Educação Superior, em Córdoba, Argentina

Superintendência de Comunicação Social     11 de junho de 2018 - 15h43

A vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz está na Argentina, representando a UFPR na III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), que começou nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 14, na Universidad Nacional de Córdoba. A conferência reúne representantes da comunidade acadêmica e dos governos nacionais para debater melhorias para as quase 14 mil instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe. Ao final serão apresentados uma declaração e um plano de ação.

O coordenador da CRES 2018 e diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (UNESCO-IESALC), Pedro Henriquéz Guajardo, destaca que o evento busca formas de fortalecer os sistemas de educação superior. “Tivemos que unir as 417 categorias temáticas em torno dos sete eixos. Não é possível debater tudo. Os temas mais específicos estão, de certa forma, contemplados nos eixos e muitas outras questões serão tratadas em mesas de trabalho e fóruns”, explica Guajardo.

A expansão da participação do setor privado na educação superior, a influência das novas tecnologias na produção de conhecimento e o processo de democratização das instituições de ensino são as temáticas que orientam os debates da CRES 2018, além da reflexão sobre o centenário da Reforma Universitária de Córdoba.

A primeira atividade após a solenidade de abertura é a conferência “As dores que permanecem são as liberdades que faltam. Continuar e aprofundar o Manifesto de 1918”, ministrada por Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra e diretor do Centro de Estudos Sociais de Portugal,. A conferência de Boaventura encerra o primeiro dia de atividades da CRES 2018.

A conferência reúne representantes da comunidade acadêmica e dos governos nacionais para debater melhorias para as quase 14 mil instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe.. Foto: ASCUM

Organizada em conjunto pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior da América Latina e o Caribe (Unesco-IESALC), pela Universidade de Córdoba, pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) e pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação Argentina, a CRES 2018 é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019, e marca o centenário da Reforma Universitária de 1918, em defesa da autonomia e democratização da universidade pública.

A conferência debate o atual cenário da educação superior na América Latina e Caribe e as estratégias para a próxima década com vistas aos objetivos do desenvolvimento sustentável e definições da agenda Educação 2030 da Unesco.

A CRES está em sua terceira edição. As duas primeiras aconteceram em Havana, Cuba (1996) e Cartagena, Colômbia (2008).


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR