Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vice-reitor Rogério Mulinari recebe representantes da Universidade de Los Lagos

O vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Andrade Mulinari, recebeu hoje (dia 24) uma comitiva de representantes da Universidade de Los Lagos, no Chile, interessados em estreitar sua parceria com a UFPR: o vice reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Canales Reyes, e a professora Cristina Alarcón, do Departamento de Educação da instituição. Eles estavam acompanhados da professora Glaucia Brito, da UFPR.

Os dois também participam, amanhã, da abertura do 1º Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior, promoção da Pro-Reitoria a UFPR e da Universidade Positivo.

A Universidade de Los lagos já tem um convênio nas áreas de Humanas e de Comunicação com a UFPR e está desenvolvendo uma importante experiência no campo da formação de professores, focada na área pública. Reyes explicou que, no governo anterior, do ex-presidente Sebastián Piñera, a Educação era tratada como bem de consumo e, por isso, houve um grande crescimento das universidades privadas.

Educação pública

No governo atual, da presidente Michelle Bachelet, segundo ele, o que se busca é a qualidade da Educação com base em três princípios: Educação gratuita para todos, crítica à idéia de lucro das universidades, e justiça na seleção das crianças que ingressam na rede de ensino pública.

“Nós temos um cenário esperançoso. Formar professores com esta visão e ter qualidade no ensino público”, disse Reyes. Segundo Cristina, a meta do governo é fazer com que, até 2020, 90% dos estudantes façam parte da rede estatal de ensino.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, recebeu a comitiva ao lado do assessor de Relações Internacionais, Carlos Siqueira. Ele disse estar certo de que a parceria será produtiva para as duas universidades. “Tenho a certeza de que a parceria, com a experiência do Chile na Educação, será importante para nós. Podemos aprender muito um com o outro”, comentou.

Duas das áreas que podem ser objeto da parceria são a Aquicultura e as Ciências Sociais, que são destaque tanto na Universidade de Los Lagos quanto na UFPR. O professor Siqueira sugeriu a retomada do convênio que já existe entre as duas instituições e a viabilização de um programa de mobilidade de estudantes das duas universidades, já a partir do segundo semestre do ano.

 

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...