Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vice-governadora Cida Borghetti destaca atuação da UFPR na revitalização dos Rios Iguaçu e Belém

A solenidade foi promovida no Canal da Música, em Curitiba. Imagem: Marcos Solivan.
A solenidade foi promovida no Canal da Música, em Curitiba. Imagem: Marcos Solivan.

A UFPR recebeu citação elogiosa da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, hoje em Curitiba, na celebração do Dia do Rio Iguaçu. A Universidade Federal do Paraná é uma das 12 organizações que participam do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu – criado pelo Decreto 1589/2015. Com seus representantes, a UFPR tem atuação decisiva nos processos de revitalização do Iguaçu (que nasce  em Curitiba) e de um dos seus afluentes, o Rio Belém.

“A presença da UFPR neste processo é fundamental”, destacou Cida, na presença do reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, que ocupou posição de destaque na mesa , junto com o governador Beto Richa. “A Universidade Federal do Paraná se sente honrada e tem muito a colaborar com o processo de revitalização dos Rios Iguaçu e Belém com sua qualificada equipe de professores e pesquisadores”, disse Zaki.

Revitalização

O Rio Iguaçu tem 1,3 mil km de extensão e área total de 67 mil metros quadrados, dos quais 54 mil no Paraná). O Iguaçu nasce a Leste de Curitiba e percorre 109 municípios, desembocando, na sua parte final no Paraná, nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Porém, segundo o coordenador do Comitê de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, o rio sofre processo de degradação provocado pelo lançamento de resíduos sólidos, esgoto urbano, floração de algas e dejetos industriais ao longo de muitos dos seus trechos.

O Paraná pretende aproveitar a experiência da Coreia do Sul em recuperação de rios urbanos para aplicar sua tecnologia no projeto de revitalização da bacia do Rio Iguaçu. Confirmando este compromisso, o embaixador sul-coreano no Brasil, Jeon-Gwan Lee, participou da comemoração pelo Dia do Iguaçu. “Será uma honra trabalhar com o Paraná para fazer este trabalho”, disse. A Coreia do Sul despoluiu a parte urbana do Rio Cheonggyechon, em Seul, capital do país.

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...