Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Vestibular para migrantes e refugiados: prova será neste domingo (13), com fechamento de portões às 8h30

Superintendência de Comunicação Social     10 de janeiro de 2019 - 12h03

Está marcada para este domingo (13), a partir das 9 horas, a prova de conhecimentos gerais e redação do vestibular para migrantes com visto humanitário e refugiados que desejam cursar graduação na UFPR. A abertura dos portões de acesso ocorrerá às 8 horas, com fechamento às 8h30. A prova terá duração de cinco horas.

O comprovante de ensalamento, que indica o local da prova para cada inscrito, pode ser consultado no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. Nesse edital, pouco mais de 80 candidatos tiveram inscrição homologada.

O processo seletivo, com dez vagas suplementares por ano, foi aprovado em novembro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), para compor as políticas de inclusão e acesso à UFPR por grupos sociais vulneráveis.

Para se inscrever no vestibular, o candidato precisa apresentar documentos comprobatórios da conclusão de ensino médio e da condição de migrante com visto humanitário ou refugiado, tais como cópia da solicitação de refúgio no Ministério da Justiça ou na Polícia Federal ou atestado reconhecido pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério das Relações Exteriores. O período de inscrições foi de 30 de novembro a 14 de dezembro.

Gabarito

A prova do vestibular será composta de parte objetiva e discursiva (redação). De acordo com o edital do processo seletivo, a parte de conhecimentos gerais terá 40 questões em cinco áreas: matemática (10 questões); física, química e biologia (10); história, geografia, filosofia e sociologia (10); língua portuguesa (5) e língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). A parte objetiva vale 80 pontos e, a redação, 20. O vestibular tem fase única.

No caso das questões objetivas, o gabarito provisório estará disponível na segunda-feira (14) no site do NC.  Haverá prazo para recurso as 00h01 do dia 14 às 23h59 do dia 15 de janeiro.

Os candidatos poderão ter vistas da redação a partir de 00h01 do dia 22 de janeiro e até as 23h59 do dia 23 no site do NC. Será possível recorrer da correção em formulário específico que ficará disponível no dia 23 (das 00h01 às 23h59). Os julgamentos serão divulgados a partir do dia 31.

A previsão é de que o resultado saia no dia 31. As vagas serão escolhidas de acordo com a classificação do candidato — os mais bem posicionados escolhem primeiro, na ordem. Com isso, o curso escolhido deixa de figurar na lista de escolhas. O processo é feito até o preenchimento das dez vagas.

Acolhimento

Para garantirem a vaga, os aprovados deverão fazer o curso de Acolhimento Linguístico e Acadêmico, organizado pelo Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), que será realizado de 4 de fevereiro a 16 de março.

Após o início do ano letivo de 2019, os alunos deverão ser acompanhados mensalmente por um professor-tutor ou colega-tutor, que será definido pela coordenação do curso, além de frequentar a disciplina Português como Língua de Acolhimento para Fins Acadêmicos, indicada pelo PBMIH.

Inclusão

A proposta da criação do vestibular foi encaminhada à Pro-Reitoria de Graduação (Prograd) pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), em agosto do ano passado, com base nas experiências da UFPR no acolhimento de migrantes com visto humanitário e refugiados.

Com a aprovação do Cepe, as diretrizes do processo seletivo estão descritas na Resolução n.º  63/18 (publicada em novembro) e na Resolução n.º 13/14, que estabelece normas de acesso à universidade para migrantes com visto humanitário e refugiados e continua vigente.

A resolução mais recente faz parte das ações do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, que atua dentro da cátedra Sérgio Vieira de Mello, existente na UFPR em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidos para Refugiados (ACNUR/Brasil) desde 2013.

O programa é composto por seis projetos de extensão da UFPR: Português Brasileiro para Migração Humanitária, do curso de Letras e Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin); Refúgio, Migrações e Hospitalidade, do curso de Direito; Capacitação em Informática para Imigrantes, do curso de Informática; Migração e Processos de Subjetivação: Psicanálise e Política, do Departamento de Psicologia; Migrantes no Paraná: Preconceito, Integração e Capital de Mobilidade, do Departamento de Sociologia; e Oficina de História do Brasil para Estrangeiros, vinculado ao PET-História.

SERVIÇO
Prova do vestibular para migrantes em condição de refugiado ou com visto humanitário
Data: 13/1, a partir das 9 horas (fechamento de portões às 8h30)
Local: de acordo com ensalamento do candidato
Mais informações no link específico do NC para esse vestibular


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR