Vestibular não deve ser prejudicado pela greve

Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Na entrevista realizada nesta quarta-feira (11), o reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que o vestibular da UFPR não está em risco por causa da greve. “No momento, não há necessidade de cancelamento”, afirmou. “A greve já é histórica na UFPR, e o vestibular nunca foi afetado por causa dela. Mesmo com a reposição de aulas, acreditamos que há bastante tempo para regularizar a situação e realizar o processo seletivo normalmente. Dificilmente será prejudicado”, explicou.

As decisões sobre o calendário acadêmico e vestibular são competência do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que se reúne e delibera estes e outros assuntos através do voto. No momento, o Cepe não está realizando reuniões devido à ocupação da Reitoria pelos estudantes. Além do reitor se pronunciar sobre a invasão dos alunos, reafirmou que a decisão da Reitoria é de retomar as negociações somente após a saída deles do prédio. “Estávamos ainda na mesa de negociação, utilizando da democracia para a solução dos impasses quando a ocupação foi realizada, rompendo o diálogo”, disse. Além da perda do canal de negociação, a ocupação está trazendo outros prejuízos para a Universidade, entre elas a paralisação das reuniões do Conselho, problemas com o pagamento de bolsas aos alunos, falta de becas para os professores e o atraso na tramitação de processos administrativos e jurídicos.

Zaki afirmou ainda, o apoio da UFPR às reivindicações das categorias em greve, mas que a instituição continuará a preservar o direito de uso da universidade por toda a comunidade, sem deixar de dar espaço às manifestações dos grevistas.

Camila de Souza Faria, sob orientação de Ana Paula Moraes