Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular 2018/19: Litoral oferece vagas em novo curso de Ciências Ambientais e mais 430 em outras 12 graduações

O Setor Litoral da UFPR vai disponibilizar, no vestibular 2019, 470 vagas em 13 dos 14 cursos de graduação que oferece.  A novidade é o recém criado curso de bacharelado em Ciências Ambientais que ofertará 40 vagas. A Licenciatura em Educação do Campo terá vestibular especial, ainda este ano.

Com proposta curricular inovadora e flexível, partindo da experiência de 13 anos do Bacharelado em Gestão Ambiental, Ciências Ambientais acompanha o fortalecimento desta área no cenário acadêmico brasileiro e a crescente demanda por profissionais capazes de abordar e pesquisar a realidade socioambiental de forma interdisciplinar e integrada.

O Setor tem o objetivo de tornar o ensino superior acessível para a população do litoral paranaense e dos municípios abrangidos pelo Vale do Ribeira, bem como de levar aos estudantes um projeto pedagógico diferenciado, enfocando a interdisciplinaridade, a autonomia estudantil e a interculturalidade.

Foto: Marcos Solivan

Instalado no município de Matinhos, desde 2004, o Setor Litoral promove ações que chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente receberam pouca atenção e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. Visando ao desenvolvimento humano e local, o ensino da unidade é voltado para que os estudantes formados contribuam com o crescimento social e econômico regional.

O Projeto Político Pedagógico do Setor é um aspecto de destaque, pois prevê a promoção da educação pública integrada e o desenvolvimento junto às comunidades locais para contribuição decisiva do progresso científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia grande interação entre a comunidade acadêmica e da região.

A proposta consiste em uma organização curricular diferenciada. Os estudantes cursam módulos, cuja estrutura é mais flexível e aberta a atender as demandas de cada turma. Atividades de Integração Cultural e Humanística e Projetos de Aprendizagem complementam o currículo. A formação, constitui-se assim, em três eixos: Fundamentos Teóricos Práticos; Projetos de Aprendizagem e Interações Culturais e Humanísticas.

Foto: Secom/UFPR Litoral

As Interações Culturais e Humanísticas fundam-se na ligação da formação profissional dos estudantes com a realidade e as comunidades locais. São espaços diferenciados nos quais o aprendizado ocorre por meio de reflexões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais. Semanalmente, estudantes de diversos cursos interagem e aprendem juntos. Já os Projetos de Aprendizagem incentivam o aluno a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações integradas entre instituição e comunidade.

Segundo o diretor do Setor, Renato Bochicchio, os cursos do campus se destacam também por propiciar projetos de extensão e de pesquisa qualificados e reconhecidos nacionalmente, com grande interação com a população local. “A atuação dos cursos permite contato com diferentes áreas de conhecimento, proporcionando a participação ativa do estudante na vida acadêmica, bem como uma convivência rica em diversidade e diálogo”, conta.

As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na unidade são políticas para a formação integral do jovem, visando ampliar o acesso e a permanência destes no Ensino Superior. A procura nos processos seletivos do Setor vem aumentando todos os anos.

Bochicchio salienta que entre 70% a 80% dos inscritos normalmente são oriundos do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. “Esse é um dado relevante para demonstrar que a UFPR Litoral cumpre um papel social importante para as duas regiões. A expectativa para o processo seletivo desse ano é pela manutenção dos altos índices de candidatos originários, majoritariamente, de escolas públicas e dessas regiões”.

Os interessados em cursar graduação na UFPR Litoral podem optar por Administração Pública; Artes; Ciências; Ciências Ambientais; Educação Física; Geografia; Gestão e Empreendedorismo; Saúde Coletiva; Saúde Social; Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Gestão Imobiliária.

A cidade

Situada no litoral do Paraná, a 110 quilômetros de Curitiba, Matinhos é uma cidade repleta de balneários, sendo Caiobá o mais conhecido deles – onde está localizado o campus do Setor.

Com aproximadamente 32 mil habitantes, o município destaca-se pela prestação de serviços. Turismo e comércio são os mais relevantes para a economia da região. Além das praias, há outras opções de passeio como o Parque Estadual Rio da Onça e a Trilha Ecológica no Morro do Boi.

Estrutura do campus

O campus fica em Caiobá, a uma quadra da praia e próximo ao polo do comércio praieiro e de casas e hospedagens de verão. O Restaurante Universitário da unidade oferece o mesmo serviço que os demais restaurantes, servindo refeições no café da manhã, almoço e jantar. A biblioteca atende os alunos de segunda a sábado.

Foto: Secom/UFPR Litoral

À disposição dos estudantes e servidores da universidade está o Interpraias, ônibus que atende a comunidade acadêmica do Setor e do Centro de Estudos do Mar (unidade Mirassol). Os horários e rotas podem ser consultados em http://www.litoral.ufpr.br/portal/portal/intercampi-litoral/.

Outro diferencial do Setor Litoral é um programa em formato online produzido pela Seção de Comunicação da UFPR (Secom) e veiculado quinzenalmente na Rádio Sambaqui, web rádio da UFPR Litoral. O objetivo da atração é colocar a comunidade acadêmica em contato com os temas atuais e músicas do cenário autoral paranaense.

Cursos

Conheça a proposta de cada um dos cursos que a UFPR Litoral oferece.

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...