Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular 2018/19: Em Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar oferece 160 vagas em cinco graduações

O Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR tem forte tradição em pesquisa nas Ciências do Mar, com projetos de abrangência nacional e internacional. Criado em 2000, o curso de Oceanografia é o mais antigo da unidade. Porém, nos últimos anos, houve significativa expansão e novas formações foram incorporadas ao campus. A partir de 2014 a Licenciatura em Ciências Exatas com suas opões de habilitações (Química, Física ou Matemática) passou a ser ofertada e, em 2015, três cursos de engenharia complementaram a grade.

Foi nesta época que tiveram início os cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária e que o Tecnólogo em Aquicultura – disponível desde 2009 – foi transformado em Engenharia de Aquicultura. Com a criação dessas novas graduações, o campus passou a ter uma importante inserção regional, ampliando substancialmente as atividades de extensão no ambiente litorâneo.

Foto: Rodrigo Juste Duarte

Vinculado ao Setor de Ciências da Terra, o Campus Pontal do Paraná – CEM oferece, atualmente, cinco cursos de graduação e está sediado na cidade de Pontal do Paraná, litoral paranaense. Apesar de criado para promover a educação de excelência na área das Ciências do Mar por meio do ensino, pesquisa e extensão, o Campus também disponibiliza cursos em outras áreas. Serão disponibilizadas, entre todos os cursos, 160 vagas neste processo seletivo.

Com mais de 35 anos de existência, o ponto forte do Campus Pontal do Paraná – CEM é a pesquisa – motivo pelo qual foi inicialmente criado. A unidade tem como principais financiadores de projetos a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), a Petrobrás, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho de Ciência e Tecnologia do Paraná (CONCITEC).

Após formados, os alunos têm a opção de se especializar no curso de Pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO), que possui o conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foto: Samira Chami Neves

A cidade

Localizada na região metropolitana de Paranaguá, Pontal do Paraná fica a cerca de 100 quilômetros de Curitiba e tem fácil acesso à Baía de Paranaguá e à Ilha do Mel. Segundo o levantamento de 2016 do IBGE, o município tem, aproximadamente, 25 mil habitantes e sua economia baseia-se em atividades relacionadas ao turismo – maior aspecto gerador de empregos para a população local.

Estrutura do campus

O campus possui duas unidades, a principal está localizada no Balneário de Pontal do Sul, à beira-mar, e apresenta vários laboratórios, biblioteca e salas de aulas para os cursos de Oceanografia e Engenharia Civil. Há ainda uma unidade no Balneário de Mirassol que concentra laboratórios, biblioteca e salas de aula para os cursos de Engenharia de Aquicultura, Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física ou Matemática) e Engenharia Ambiental.

O campus também tem um galpão às margens da Gamboa Perequê com embarcações de médio e pequeno porte. Há um Restaurante Universitário para cada unidade que funciona sete dias por semana e oferece café da manhã, almoço e jantar. As bibliotecas têm um acervo especializado em Ciências Marinhas, Pedagógicas, Ciências Exatas e Engenharias. Acesse o site do setor.

Foto: Samira Chami Neves

Cursos

Oceanografia – A graduação abriu sua primeira turma em 2000, com o nome de Ciências do Mar. Com duração de cinco anos, o curso é realizado em período integral (manhã e tarde) e oferece 32 vagas.

A Oceanografia é uma ciência multidisciplinar com enfoque no ambiente marinho. O curso é voltado à pesquisa e ao gerenciamento dos recursos marinhos. A atividade pesqueira e as formas de interação do homem com a natureza também são objetos de estudo da graduação. Assim, o objetivo é formar profissionais capacitados para a análise da estrutura e dinâmica de sistemas costeiros e oceânicos, bem como para o gerenciamento das atividades humanas em regiões costeiras.

Mercado Profissional: O profissional de Oceanografia poderá atuar na docência e em áreas específicas, como a pesquisa oceanográfica, gestão de ambientes costeiros, consultoria ambiental, pesca e maricultura. Tanto as empresas privadas como as estatais cada vez mais necessitam de profissionais com formação multidisciplinar como esta. Além disso, o profissional pode atuar com o planejamento, o monitoramento e a gestão ambiental, seja na função de gestor ou de analista.

Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física ou Matemática) – A oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – à disposição desde 2014 – parte do princípio de que a formação de professores de Matemática, Química e Física para a educação básica, além de necessária para uma educação de qualidade, representa fator estratégico para o desenvolvimento do País. Com duração de quatro anos, o curso é realizado em período noturno e oferece 40 vagas.

O curso visa preparar o docente para o exercício do magistério e a formação de um futuro pesquisador em educação, no campo das ciências exatas. Os alunos receberão formação integral e fortemente interdisciplinar em torno das ciências exatas, o que amplia as possibilidades de atuação do futuro professor. Durante os dois primeiros anos, o aluno cumpre um núcleo básico com conteúdos científicos e pedagógicos. No terceiro ano, é feita a opção pelas habilitações de Física, Matemática ou Química. A partir daí disciplinas específicas são oferecidas, mantendo-se o caráter interdisciplinar do curso, culminando com os Estágios de Docência, no qual o aluno tem a oportunidade de articular o conhecimento adquirido com a prática docente nos ambientes formais e não formais. É possível a permanência no curso após o término de uma habilitação para concluir outra dentro do prazo de integralização curricular.

Mercado Profissional: O formado estará habilitado a lecionar Física ou Matemática ou Química para o ensino básico. Ao egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas será conferido o diploma de Licenciado em Ciências Exatas com a respectiva habilitação escolhida.

Foto: Samira Chami Neves

Engenharia Civil – O curso de Engenharia Civil busca formar um especialista capacitado para atuar nas principais áreas de concentração da profissão, as obras de engenharia civil, com capacitação em pesquisa e análise de problemas específicos da profissão. No Centro de Estudos do Mar, além da forte formação tradicional, os futuros engenheiros terão formação complementar com ênfase em engenharia costeira, voltada à atuação nos ambientes costeiros e estuarinos. Com duração de cinco anos, o curso é realizado em período vespertino e oferece 32 vagas.

A formação busca proporcionar aos alunos conhecimentos técnicos-científicos que incluem a abordagem de temas da engenharia civil tradicional e os que se relacionam à engenharia costeira, ou seja, aos problemas que envolvem as interações obra-costa/mar-obra: como uma obra pode afetar o ambiente costeiro e, por outro lado, como as ações do mar podem influenciar o comportamento das obras.

Mercado Profissional: O mercado de trabalho do Engenheiro Civil está ligado a diversos ramos de atividades, é crescente e diversificado. Inclui administrações públicas e empresas privadas, voltado a um mercado de trabalho de alta especialização, tecnologia avançada e dinâmica de inovação e mudanças permanentes. Há, ainda, um crescente mercado privado de Engenharia Civil costeira, no que se refere a planejamento e execução de obras costeiras, relacionadas ao desenvolvimento social e econômico, para proteção social e ambiental.

Engenharia de Aquicultura – A aquicultura desempenha um papel econômico e social de grande importância, por meio da produção de alimento e geração de emprego, renda, e promoção da igualdade social. A pesca extrativista tem se apresentado estabilizada, por ter atingido, talvez, seu limite máximo sustentável, tornando a produção de alimento proveniente da Aquicultura cada vez mais significativa. Com duração de 4 anos, o curso é realizado em turno matutino e oferece 24 vagas.

Aquicultura é o processo de produção em cativeiro de organismos aquáticos, como: peixes, camarões e moluscos. O profissional de aquicultura pode atuar em atividades que envolvam desde a produção de juvenis, engorda, processamento do pescado, até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor. O cultivo de peixes, camarões e moluscos para a produção de alimento, o cultivo de peixes ornamentais, o trabalho na indústria de pescado e a participação em projetos socioambientais são algumas das possibilidades deste profissional.

Mercado Profissional: A aquicultura é uma das atividades que mais tem crescido no mundo todo nos últimos anos, desempenhando um importante papel social e econômico, gerando empregos e renda, produzindo alimento de alta qualidade, de forma sustentável e oferecendo uma alternativa às formas tradicionais de produção de pescado. No Brasil, o potencial de crescimento da aquicultura é imenso, em função de seu vasto litoral, clima favorável, diversidade de espécies e grande volume de águas interiores. Entretanto, o número de profissionais especializados nesta área ainda é pequeno.

Foto: Samira Chami Neves

Engenharia Ambiental e Sanitária – O curso forma profissionais na interface dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia Sanitária e Ciências Ambientais. Estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. Com duração de cinco anos, o curso é realizado em turno vespertino e oferece 32 vagas.

O curso na UFPR busca a formação de profissionais sintonizados com a avaliação, planejamento, prevenção e controle das atividades exercem interferência no meio ambiente. O engenheiro ambiental sanitarista será um profissional qualificado para o desempenho de atividades ligadas ao desenvolvimento regional, que incluem a execução de estudos de impacto ambiental e propostas de soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Cabe ao profissional, por exemplo, a elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento dos recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, estudos de caracterização voltados ao controle de poluição e saneamento, fontes de energia e potencial energético, de impactos ambientais etc.

Mercado Profissional: O campo de trabalho do Engenheiro Ambiental e Sanitarista e Agrimensor está em franca expansão. O profissional pode atuar em empresas públicas, privadas ou como autônomo. O planejamento e projetos de saneamento, coleta, tratamento e disposição final de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, além das atividades de avaliação, planejamento, controle e prevenção das atividades antrópicas que interferem no solo, na água e no ar, são áreas de trabalho desse profissional.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...