Vestibular 2018/19: candidatos a cotas podem consultar horários das bancas de validação, que começam em 24/9

Além de divulgar a lista definitiva das inscrições homologadas para o Vestibular 2018/2019, nesta sexta-feira (21) o Núcleo de Concursos (NC) informou o dia e o horário em que cada concorrente a cota deve estar presente às bancas de validação de autodeclaração. As bancas serão realizadas de 24 de setembro a 11 de outubro, em Curitiba e nos campi avançados, com candidatos a vagas reservadas para negros, pessoas com deficiência e indígenas. O comparecimento é obrigatório para que o inscrito possa concorrer a cotas.

Para comparecer à banca, o candidato precisa verificar dia, hora e local determinado para ele pelo NC. As informações estão em editais no site do NC. O edital para bancas referentes às cotas raciais pode ser acessado aqui; o para indígenas, aqui; e o para pessoas com deficiência, aqui.

Neste ano, 1.976 concorrentes terão de comparecer às comissões de validação. Desses, 1.876 se autodeclararam negros (pardos e pretos); 86, pessoas com deficiência; e 14, indígenas.

Procedimento

As bancas referentes a cotas para minorias ocorrem simultaneamente, mas cada uma tem critérios específicos. Por isso, o candidato deve estar atento às necessidades relativas à documentação que precisa ser apresentada, especialmente no caso de pessoas com deficiência. As informações constam no edital do vestibular e no Guia do Candidato.

Em Curitiba, as bancas serão realizadas na sede do NC, que fica no Campus Agrárias (R. dos Funcionários, 1.540, Juvevê). Em Jandaia do Sul, será na sala da Secretaria Acadêmica do campus (R. Dr. João Maximiano, 426, Vila Operária); em Matinhos, no campus do Setor Litoral (R. Rua Jaguariaiva, 512, Caiobá); em Palotina, na sala de reuniões no Bloco da Direção do campus (R. Pioneiro, 2.153, Dallas); e no campus de Toledo (Rod. PR 182, km 320/321, Biopark).

No vestibular do ano passado, a Comissão de Validação da Autodeclaração da UFPR adotou um aplicativo que grava a entrevista que os candidatos realizam com os membros da banca, de forma a facilitar o julgamento de  eventuais recursos administrativos.

Os membros das bancas são escolhidos entre servidores (docentes e técnicos) e comunidade externa. No caso das cotas para negros, é garantida a participação de membros de entidades voltadas à luta contra o racismo e à reivindicação de direitos.

Histórico

A UFPR oferece neste vestibular  5.421 vagas, das quais 2.716 (cerca de 50%) são destinadas a cotistas de baixa renda, negros, com deficiência e indígenas. A UFPR condiciona a ocupação das cotas ao fato de o candidato ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, segundo a Lei n.º 12.711/2012.

As bancas de validação são realizadas pela UFPR desde 2004, mas, após um período de suspensão (de 2013 a 2016), foram retomadas no vestibular de 2017, em respeito à Orientação Normativa n.º 3/2016, do Ministério do Planejamento.

Uma das mudanças em relação aos processos seletivos anteriores é que as bancas passaram a ser realizadas antes da primeira fase do vestibular. Assim, o candidato que não tiver sua autodeclaração validada pode concorrer por outra lista de concorrência (caso se enquadre em outra ação afirmativa, o que deve ser informado na inscrição) ou pela ampla concorrência. Dessa forma, a invalidação não mais equivale ao risco de desclassificação.

Saiba mais sobre as políticas afirmativas da UFPR:

Vestibular 2017/2018: mudanças no processo de validação de autodeclarações tiveram efeitos positivos, avaliam participantes

Bancas de validação da UFPR são modelo para sistemas de cotas de outras universidades

Com nova resolução, UFPR adequa cotas raciais em seus concursos públicos a normativa do governo federal