UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Universidade Aberta da Maturidade inicia atividades da sétima turma

A aula inaugural da Universidade Aberta da Maturidade (UAM) recebeu 80 novos alunos nesta terça-feira (21). O projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, voltado para maiores de 60 anos de idade, oferece atividades relacionadas à inclusão digital, saúde, direitos, entre outros temas.

A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, deu as boas-vindas ao grupo. “Aproveitem essa oportunidade, sempre é tempo de aprender. Quero parabenizar esse projeto que abre as portas da universidade”, disse.

A professora Tauiani Marquine, que assumiu a coordenação do projeto recentemente, destacou que está envolvida com as atividades da UAM desde 2015. “Nosso projeto tem o objetivo de aproximar comunidade e UFPR, queremos proporcionar uma vida mais ativa e saudável”.

“Estamos iniciando um novo capítulo e vamos escrevê-lo juntos, com o coração. Tenho muito orgulho em participar desse projeto”, afirmou a professora Simone Benghi Pinto, vice-coordenadora da UAM.

O primeiro encontro da turma contou com a alegria dos artistas do Projeto Visitarte. Os participantes do projeto também foram recepcionados pela equipe que integra a Universidade Aberta da Maturidade, colaboradores e representantes dos aposentados no Conselho Universitário.

Confira a galeria de fotos da aula inaugural.

 

Novos alunos

Aos 75 anos, Pedro Rodrigues de Moraes quer conhecer novas pessoas no projeto e ter acesso a informações.

O projeto tem duração de um ano, com aulas duas vezes por semana. Nilza Fagundes, de 67 anos, pretende aprender a usar o computador. “Não sei mexer ainda e não quero mais depender dos filhos. Estou animada para iniciar as aulas”, contou.

“Eu queria fazer algo porque estou em casa muito parado, minha filha encontrou o curso e resolvi me inscrever. Minha expectativa é conhecer pessoas e ter acesso a mais informações”, afirmou Pedro Rodrigues de Moraes de 75 anos.

A UAM também proporciona interação entre os participantes e a oportunidade de fazer novas amizades. A aposentada Lilian Fischer, de 64 anos, conta que perdeu um filho há um ano e viu no projeto a chance de pensar em coisas novas e buscar aprendizado. “Sempre gostei de estudar. Antes o idoso era visto como uma pessoa que tinha que ficar em casa. Esse projeto é um avanço”, avaliou.

 

UAM

O projeto da Universidade Aberta da Maturidade (UAM) é realizado desde 2012, com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos.

O projeto prevê atividades educativas baseadas nos seguintes temas centrais: Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde do Idoso, Atividades Corporais, Meio Ambiente, Gerontologia, Arte e Cultura.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...