Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR/ITTI será responsável pelo anteprojeto da ferrovia Maracaju-Paranaguá

Reunião para a elaboração do anteprojeto do ITTI
Reunião para a elaboração do anteprojeto do ITTI
O anteprojeto da ferrovia Maracaju-Paranaguá, que ligará o município sul-mato-grossense ao Porto de Paranaguá, no Paraná, será adequado pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O estudo deverá ficar pronto ainda no mês de fevereiro. A decisão foi tomada recentemente após reuniões em Brasília entre o senador Sérgio Souza; o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Jorge Bastos; o coordenador de projetos do ITTI professor Eduardo Ratton; o representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Mário Stamm, além de outros de outros representantes da ANTT e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Durante os encontros foi abordada a necessidade e a urgência da elaboração do esboço desse traçado da ferrovia, que trará alterações no projeto inicial da malha viária para que as áreas legalmente protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação, não sejam afetadas. De Maracaju a Paranaguá, a ferrovia terá mais de mil quilômetros. Após a conclusão do traçado, a EPL estabelecerá o Termo de Cooperação com a UFPR/ITTI para a realização dos estudos ambientais.

Benefícios – O novo trecho cortará o Paraná de leste a oeste, se prolongando até Maracaju (MS). O corredor deve facilitar e baratear o escoamento da produção agrícola e o transporte de insumos. O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do país e terceiro maior exportador entre os estados. De acordo com estimativas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, a colheita de verão do estado deve ser de 22 milhões de toneladas.

ITTI – O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do instituto também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do ITTI

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...