Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR/ITTI doa a educadores de Mato Grosso do Sul livro sobre “Boas práticas ambientais”

Doação dos livros em MS. Foto: arquivo ITTI
Doação dos livros em MS. Foto: arquivo ITTI

O “Caderno de Boas Práticas”, publicação que reúne atividades socioambientais desenvolvidas pela UFPR/ITTI junto às populações dos municípios de Anastácio, Miranda e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, se encontra à disposição nas Secretarias de Educação das cidades envolvidas. Cada município tem direito a uma cota de 250 exemplares do livro, para distribuir em sua rede municipal de ensino.

Com o material impresso em mãos, professores e articuladores poderão mais facilmente reproduzir o conhecimento junto aos alunos e população das cidades que participam do Programa de Educação Ambiental (PEA), que integra o projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trabalho, apresentado agora no livro, foi realizado entre 2011 e 2012, e integra a Gestão Ambiental da BR-262/MS contratada pelo DNIT e executada por profissionais Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR.

A publicação da UFPR/ITTI reúne diversas atividades práticas aplicadas pelos articuladores nas comunidades, de acordo com as necessidades de cada local. Traz, por exemplo, a experiência de construção de uma horta suspensa utilizando garrafa PET, terra, EVA, tesoura, cola, papel e sementes, atividade realizada na Escola XV de Outubro, em Miranda. Apresenta, também, a oficina de reutilização de materiais recicláveis, em Corumbá, e a Campanha Ambiental: Reduza, Recicle e Reutilize o Lixo, em Anastácio.

Processo

Com o objetivo de promover a cidadania, O PEA fez um diagnóstico sobre a situação ambiental das localidades e selecionou profissionais da educação locais, chamados de articuladores, para desenvolvimento das atividades. “Essas pessoas passaram por uma formação continuada à distância subsidiada pelo projeto e com encontro para discussão coletiva dos temas abordados. Em seguida, os articuladores adaptaram o conhecimento às suas realidades e aplicaram na comunidade”, explica Danielle Tortato, gerente do PEA.

No final, todos os trabalhos foram reunidos e expostos para a comunidade. Agora, as experiências obtidas podem ser compartilhadas com mais pessoas por meio do “Caderno de Boas Práticas”, que reúne materiais selecionados entre os vários que foram executados na época. Danielle explica que a publicação é quase um manual que mostra como cada trabalho foi desenvolvido e foi aplicado na comunidade. “O livro é uma forma de disseminar essas ideias e multiplicar o conhecimento”, ressalta.

Doação dos livros

Doação dos livros em MS. Foto: arquivo ITTI
Doação dos livros em MS. Foto: arquivo ITTI

Em Anastácio, a entrega foi feita no gabinete do prefeito Douglas Melo Figueiredo e contou com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Educação. Em Miranda, a doação foi formalizada na Secretaria Municipal de Educação. No município, as atividades ocorreram nas escolas municipais XV de Novembro e Pilad Rebua, essa última localizada na Aldeia Indígena Passarinho.“Profissionalmente foi uma grande riqueza para nós que somos aqui do interior. A gente tem muita teoria, mas a prática a gente vai adquirindo e quando a gente faz a prática, não tem o registro e agora aconteceu. Assim podemos mostrar para as pessoas o que é feito no município”, comenta a professora Elite Bernadino da Silva, que na época das ações era coordenadora da Escola Municipal XV de Novembro.

A última doação ocorreu em Corumbá e foi recebida pela secretária de Educação, Roseane Pires, e por funcionários da secretaria, que estavam ansiosos pela publicação. “É muito engrandecedor profissionalmente porque a gente consegue visualizar o que foi feito em campo e vê que a educação chega até a comunidade”, comemora Vânia Sabatel, engenheira agrônoma, que foi articuladora.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de implantação de acostamento e revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela UFPR por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura. A parceria é realizada em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a manutenção das licenças emitidas pelo órgão ambiental. Como gestora, a UFPR/ITTI supervisiona e executa Programas Ambientais no empreendimento, entre eles o Programa de Monitoramento de Atropelamento de Fauna, realizado desde 2011.

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do ITTI

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...