+ UFPR

UFPR vai doar 5.000 mudas de araucária para povos indígenas

Simone Meirelles     12 de junho de 2018 - 9h28

Mudas de araucária (foto arquivo)

A araucária é considerada uma planta sagrada por algumas etnias indígenas. Porém, há poucas unidades dessa espécie nas terras indígenas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, regiões onde a araucária é mais presente. Por isso é tão significativa a ação que vai acontecer nesta quinta-feira (dia 14/06), na Universidade Federal do Paraná. O Grupo de Estudos para Valorização da Araucária da UFPR vai doar cinco mil mudas de araucária para várias etnias indígenas.

Quem vem receber o presente é o cacique Kretã Kaingang, do povo Kaingang, que mora na reserva TupãNhe é Kretã, localizada no município de São José dos Pinhais.  Ele ficará responsável em distribuir as mudas para outras terras indígenas: no Paraná as aldeias TupãNhe e Kretã,  Laranjinha e Posto Velho; em Santa Catarina, Pinhalzinho e Conda; no Rio Grande do Sul, para Rio dos Índios, Goj Vesõ e Irai.

Segundo o coordenador do Grupo de Estudos para Valorização da Araucária da UFPR, professor Flávio Zanette, esta é uma primeira doação para os indígenas, outras estão previstas no futuro.

A cerimônia de entrega das mudas está marcada para as 10 horas, no viveiro do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540).

Para mais informações para o assunto: 3350-5682 ou 3350-5650.