UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR TV comemora 16 anos de conquistas; emissora é considerada referência entre as TVs universitárias do País

A UFPR TV inovou com transmissões ao vivo pela web. Foto: Samira Chami Neves.

A UFPR TV chega aos seus 16 anos comemorando conquistas. Sua primeira transmissão foi marcada pelo resultado do Vestibular no ano de 2002, com uma equipe no prédio da Reitoria – local onde era realizada a divulgação – e outra no estúdio de uma empresa terceirizada. Dois anos mais tarde, a TV inaugurou seu estúdio próprio no campus Juvevê.

A UFPR TV é considerada um espaço de interação entre a instituição, a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Desde 2010, a emissora realiza transmissões pela Web TV, em tempo real.

A transmissão era realizada apenas pela TV a cabo. A ideia de investir na Web TV surgiu para democratizar o acesso à informação”, explica o diretor-geral da UFPR TV, Carlos Rocha. “Com isso, começamos a desenvolver uma série de programas inclusive para o público pré-universitário”.

Toda programação produzida a partir de 2010 também está disponível no acervo online da UFPR TV. É possível utilizar o conteúdo na internet, por meio da licença ‘Creative Commons’ que regulamenta a gratuidade para uso da obra.

Outro marco da TV da UFPR foi o pioneirismo na produção de imagens em alta definição no Paraná. “Fomos a primeira TV do estado a ter 100% de capacidade de produção HD, por meio de uma parceria com a Itaipu Binacional, em 2011”, destaca Rocha.

No ano seguinte, começaram as primeiras transmissões ao vivo. A emissora é a primeira TV universitária a transmitir ao vivo, por meio da tecnologia de fibra ótica desenvolvida na universidade. Além disso, também é a primeira a transmitir sinal ao vivo e simultâneo para quatro cidades diferentes: Curitiba, Goiânia, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul. Hoje, a TV transmite o Festival de Inverno em Antonina, o banho de lama dos aprovados no vestibular, além dos principais espetáculos da instituição.

Uma das novidades para 2018 é a transmissão por um distribuidor de vídeo em software livre. “Em 2017 formatamos, realizamos testes, com apoio do Centro de Computação Eletrônica da UFPR, e conseguimos trabalhar com esse sistema que coloca milhares de pessoas assistindo ao vivo, com qualidade HD. Pretendemos aprimorá-lo agora”, diz.

Os profissionais da TV também garantem suporte à formação profissional de estudantes de Comunicação da UFPR. Foto: Samira Chami Neves.

Entre as principais características da UFPR TV está o foco na divulgação científica. Rocha afirma que tais conteúdos exigem profissionais capacitados para lidar com as especificidades de informação e linguagem.

A TV da universidade busca ter um respeito grande com o público interno da UFPR e também pelo público externo que assiste à TV”.

A emissora ainda abre espaço para formação profissional, com a atuação de estagiários dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Atualmente, a UFPR TV produz cerca de uma hora e meia de programação diária. “Entre todas as TVs universitárias das instituições federais a UFPR TV é a que mais produz, somos referência. Nossa capacidade de produção e acervo disponível se destacam há alguns anos na liderança”, conclui Carlos Rocha.

Assista à UFPR TV no canal 15 da NET, em tempo real pela Web TV, ou pelo acervo da emissora.

RedeIFES

A UFPR TV está integrada, desde 2010, às demais TVs universitárias federais pelo projeto RedeIFESum sistema de compartilhamento de conteúdo.

Coordenada pelo professor da UFPR e diretor-geral da UFPR TV, Carlos Rocha, a RedeIFES permite que Instituições Federais de Ensino Superior tenham acesso às produções da emissora. Pelo sistema do projeto, o acervo da emissora da UFPR fica disponível para exibição em todas as regiões do país.

Parcerias

Desde 2017, a UFPR TV reserva uma parte da grade de programação a conteúdos do PRODAV – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Audiovisual Brasileiro. A parceria é resultado de um acordo entre a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a UFPR.

O PRODAV abrange materiais de 83 produtoras brasileiras independentes de todas as regiões do país. Os programas são consequência da primeira chamada pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas do Programa Brasil de Todas as Telas.

A UFPR TV também mantém um convênio com a TV Brasil da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Sugestões

UFPR Litoral: Programa NAPI Alimento e Território
O programa de pesquisa-ação-participativa NAPI Alimento Território é uma iniciativa pluri-institucional...
Projeto de Extensão ID 60+ auxilia idosos a utilizar os smartphones
O projeto de extensão ID 60+: promovendo ações favoráveis à inclusão digital de pessoas idosas da Universidade...
Projeto CoolabBici recebe inscrições para empréstimo de bicicletas até segunda-feira (18)
Com o intuito de fomentar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici está com inscrições...
Projeto de extensão da UFPR busca membros para construir aeronave radiocontrolada
Equipe multidisciplinar Burning Goose Aerodesign seleciona estudantes de qualquer graduação da UFPR para...