Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR traz Lars Grael e especialistas internacionais no 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte

Superintendência de Comunicação Social     16 de abril de 2018 - 14h56

O medalhista olímpico Lars Grael e a PHD em Gestão Esportiva Chris Green (Universidade de Illinois, nos EUA) estão entre os convidados para o 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte. Grael vai participar de uma mesa de debates  no dia 26, às 13h30, com o tema “Rede Nacional de Treinamento”.

Promovido pelo Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR (Cepels) – com o apoio do Ministério do Esporte – o seminário será realizado entre 25 e 27 de abril no Auditório Professor Ulysses de Campos, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.  

A programação completa do encontro está neste link: PROGRAMAÇÃO SEMINARIO .

O 3º seminário é parte do projeto de pesquisa “Inteligência Esportiva”, que objetiva produzir, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte no Brasil e as políticas públicas para o setor. “Neste evento, vamos debater temas emergentes na área das políticas públicas para o esporte, com importantes convidados do Brasil e do Exterior”, explica o coordenador do projeto, professor-doutor Fernando Mezzadri, do Departamento de Educação Física da UFPR.

Banco de dados sobre o esporte

Às 8h30 do dia 26 de abril, haverá o lançamento de outro grande projeto do “Inteligência Esportiva”. O Cepels da UFPR vai apresentar o maior banco de dados sobre o esporte já criado no País. O banco está sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2014 e contém informações completas sobre cerca de 46 mil atletas brasileiros de todas as faixas etárias, categorias e modalidades esportivas, além de informações sobre as organizações esportivas (confederações, federações, clubes, associações e ligas).

O banco de dados começou a ser desenvolvido pela UFPR em 2013 e envolve 50 especialistas de várias regiões brasileiras por meio de parceria com Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. O projeto é coordenado pelo professor-doutor Fernando Mezzadri, do Departamento de Educação Física.

Palestrantes de renome internacional 

Um dos palestrantes mais importantes do evento será a PHD em Gestão Esportiva Chris Green (Universidade de Illinois), que fará palestra de abertura no dia 25, às 19h30, com o tema “Sports System and the development of sport”. Sua pesquisa  examina o crescimento e desenvolvimento dos programas e sistemas esportivos e sua relação com o desenvolvimento dos indivíduos, grupos e comunidades.

A mesa de debates com Lars Grael será no dia 26, às 13h30. Ele vai falar sobre o tema Rede Nacional de Treinamento. Grael é Superintendente Técnico do Comitê Brasileiro de Clubes. Como atleta, entre suas principais conquistas estão duas medalhas olímpicas, dois títulos mundiais, dez títulos continentais e 29 títulos nacionais, além de vários outros resultados de expressão obtidos desde a estreia, em 1972.

Grael dividirá a mesa com Mosiah Rodrigues (Coordenador-Geral do Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte);  Ciro Winckler de Oliveira Filho (Coordenador de Alta Performance do CPB); e Jorge Bichara (Gerente Geral de Alto Rendimento do COB).

Outros dois palestrantes importantes falarão no dia 27. Um deles é Jürgen Mittag, que abordará o tema “Comparative studies on sport systems”. Ele é professor de Política Esportiva da German Sport University of Cologne e chefe do Instituto de Desenvolvimento doEsporte Europeu e Estudos de Lazer na German Sport University of Cologne.

Às 16h, Arnout Geeraert falará sobre o tema “Governance in sports organisations”. Geeraert estudou Política Internacional (Universidade de Leuven) e Direito Internacional e Europeu (Universidade de Bruxelas) e é doutor emCiências Sociais pela Universidade de Leuven (dezembro de 2013). Atualmente, trabalha no Play The Game / Instituto Dinamarquês de EstudosEsportivos e no LINES Leuven International and European Studies) e coordena o trabalho de um consórcio internacional sobre boa governança no esporte.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR