Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR tem participação em estudo sobre uso dos testes de DNA-HPV no rastreamento do câncer do colo do útero

Atipia de células escamosas. Crédito: Flickr/Manuel Medina

A Universidade Federal do Paraná foi uma das responsáveis, junto ao Ministério da Saúde (MS) e outras entidades, pela publicação da 2ª edição das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, em 2016. Recentemente, a Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (RBGO) publicou um artigo realizado por grupos de revisores que pesquisaram evidências e formularam recomendações para o uso dos testes de papilomavírus humano (DNA-HPV) no rastreamento do câncer do colo do útero. Uma das autoras é Rita Maira Zanine, professora do Departamento de Tocoginecologia e Chefe do Setor de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia do Complexo do Hospital de Clínicas.

De acordo com os pesquisadores, o uso de testes de ácido desoxirribonucleico de papilomavírus humano (DNA-HPV) vem crescendo e se disseminando sem que existam recomendações de uso no cenário brasileiro. Em nome do Instituto Nacional de “Câncer José Alencar Gomes da Silva” (INCA) e com o apoio da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), o grupo pesquisou evidências e formulou recomendações para o uso dos testes de DNA-HPV no rastreamento do câncer do colo do útero no seguimento de mulheres com atipias citológicas e após tratamento de neoplasia intra-epitelial cervical (NIC).

O produto desse processo, consenso entre os participantes buscado após debate, indica que os testes de DNA-HPV são recomendados num cenário de rastreamento organizado para identificação de mulheres com mais de 30 anos portadoras de lesões precursoras ou câncer assintomático e podem ser realizados a cada cinco anos. Os testes também têm valor após a citologia mostrando células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC- S) ou lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) como teste de triagem para colposcopia; na investigação de outras alterações citológicas quando não são observados achados anormais à colposcopia; buscando excluir doença; ou, ainda, no seguimento após tratamento das neoplasias intra-epiteliais de alto grau para exclusão de doença residual. Para Rita, a presença da UFPR em um trabalho de tamanha importância para a comunidade médica brasileira é digna de destaque.

Diretrizes

As Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero servem como padrão para o rastreamento do carcinoma de colo uterino em todo o território nacional. A normativa foi produto de um trabalho coletivo patrocinado pelo Ministério da Saúde do Brasil (MS), do qual participaram entidades como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“O trabalho foi desenvolvido durante 18 meses consecutivos com oficinas presenciais e videoconferências, nas quais foram debatidos vários tópicos referentes à prevenção e ao tratamento das lesões precursoras do câncer de colo uterino”, explica Rita.

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...