Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR supervisiona replantio e preservação de árvores em extinção

Replantio de árvores em extinção. Foto: Arquivo ITTI
Perobas e Guaritás, espécies de árvores naturais da região de Tuneiras do Oeste/PR, foram retiradas da faixa de domínio da BR-487/PR e replantadas na unidade de conservação da Reserva Biológica (Rebio). A supervisão deste trabalho, para conservação dessas espécies em extinção, foi realizada pela UFPR, através de docentes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), na semana passada.

A Rebio, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, recebeu seis exemplares da árvore Guaritá e três da de Peroba, algumas delas com aproximadamente quatro metros de altura. As espécies se encontravam em área subjacente à reserva, local em que havia vegetação que será suprimida. O replantio integra o acordo feito com o Instituto Chico Mendes para a realização da obra na BR-487/PR (Estrada Boiadeira).

Participaram da iniciativa o engenheiro ambiental do ITTI, João Sachet, o engenheiro civil da construtora Iccila, Diovani Remor, o analista ambiental da Rebio das Perobas, Guilherme Silva, e professor da UTFPR de Campo Mourão, Marcelo Caxambu. A parceria do ITTI com o ICMBio viabilizará oficinas de educação ambiental com os operários da construção da Estrada Boiadeira, que fica no entorno da reserva, além de organizações da sociedade civil na região, como ocorreu em fevereiro de 2013.

Replantio de áravores para preservaçao do meio ambiente.Foto: arquivo ITTI

Estrada Boiadeira

O Projeto Estrada Boiadeira – sonho que se realiza – é desenvolvido em parceria pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR. A Universidade atua na gestão ambiental e conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas para os trabalhadores da obra, professores e comunidade das cidades que compõem a área de influência do empreendimento. A iniciativa é uma medida mitigadora dos impactos ambientais causados pela pavimentação.

Celsina Favorito

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...