Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente

Estudo do solo é tema central do evento. Imagem: Samira Chami Neves
Estudo do solo é tema central do evento. Imagem: Samira Chami Neves
Será realizado nesta terça-feira, dia 8/11, o “V Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente – A Pedologia como Instrumento para Conhecimento da Realidade Brasileira e sua Relação com as Estatísticas Ambientais”. A pedologia é o ramo da Ciência do Solo que trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos.
No início do evento, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) promoverá a entrega ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR do certificado de inclusão na Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.
As atividades serão  das 13h30 às 17h30, no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (R. dos Funcionários, 1540).
O seminário contará com as apresentações de palestrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Rio de Janeiro. David Montero Dias que irá abordar os estudos ambientais realizados neste órgão, e Daniel Ramos Pontoni  apresentará os principais aspectos da nova edição do Manual Técnico de Pedologia. Também participa o chefe da Unidade do IBGE no Paraná, Silval Dias dos Santos,  que abordará a atuação do IBGE no estado. O pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas, encerra o evento discutindo interações entre a pedologia, geomorfologia e fitossociologia.

A promoção é do IBGE, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR. As inscrições são gratuitas e limitadas a 120 vagas. Interessados devem procurar a Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, também no campus Agrárias. Os participantes irão concorrer do sorteio de 70 exemplares do livro “Manual Técnico de Pedologia – terceira edição”.

Serviço:

V Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente – A Pedologia como Instrumento para Conhecimento da Realidade Brasileira e sua Relação com as Estatísticas Ambientais

Data e horário: 08/11/2016 das 13:30 às 17:30 h

Local: Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Cabral, Curitiba, PR

Inscrições: Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR. Telefone: (41) 3350-5648. E-mail: pgcisolo@ufpr.br. Informar nome completo, CPF e e-mail. Inscrições gratuitas e limitadas a 120 vagas.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...