Ciência e Tecnologia

UFPR sedia nos dias 3 e 4 reunião de pró-reitores de pós-graduação da região Sul e representantes de órgãos de pesquisa

Superintendência de Comunicação Social     31 de agosto de 2018 - 18h36

Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de universidades dos três estados do Sul vão se reunir na Universidade Federal do Paraná na segunda e na terça-feira da próxima semana (3 e 4 de setembro), para discutir temas como o financiamento da ciência e tecnologia no Brasil e a avaliação da pós-graduação. A conferência de abertura, às 9 horas do dia 3, será feita pelo ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que é professor da USPS/Unifesp.

Entre as presenças confirmadas para a reunião do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (Foprop Sul) também estão as da diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sonia Báo, e do presidente da Comissão de Avaliação da Capes, Jorge Luis Nicolas Audy. O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra Albuquerque, também participará do encontro, além de representantes de várias entidades ligadas à pesquisa.

Na conferência de abertura, no dia 3, o professor Renato Janine Ribeiro falará sobre “A produção de conhecimento no mundo globalizado”. Em seguida, haverá mesas redondas sobre “A produção da região Sul no contexto da ciência brasileira e internacional” e sobre “A avaliação da pós-graduação: perspectivas e desafios”.

No dia 4, a programação começa com a mesa redonda “O financiamento/execução do financiamento da ciência e tecnologia”. Depois, os participantes reúnem-se em grupos de trabalho.

Reunião do do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Sul (Foprop Sul)
Data: 3 e 4 de setembro
Local: sala 200 do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR – Prédio Histórico – Praça Santos Andrade
Clique aqui para conferir a programação completa.