Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR renova parceria com Instituto Lactec para compartilhamento de equipamentos e instalações

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2018 - 10h14

Renovando uma parceria que foi firmada pela primeira vez há cerca de 20 anos, a vice-reitora Graciela de Muniz assinou, nesta sexta-feira (5), um termo de concessão de uso compartilhado com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), centro de ciência e tecnologia que possui unidades em Curitiba e Salvador. Pelo termo, assinado também pelo presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, e pelo professor do Setor de Tecnologia da UFPR, Helio Padilha, o instituto poderá utilizar espaço físico e equipamentos da universidade para o desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas.

A parceria envolve quatro laboratórios que funcionam no Campus Politécnico: Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar), Laboratório de Alta Tensão (LAC), Laboratório de Emissões (Leme) e Laboratório de Materiais e Estruturas (Lame). De acordo com o termo, será compartilhada com o Lactec uma área de 21 mil metros quadrados da UFPR que inclui galpão, laboratórios, escritórios e barracões, pelo qual o instituto deve repassar mensalmente o custo da locação à universidade. Além de estabelecer um regimento interno para a parceria, o contrato define que o compartilhamento não deve afetar as atividades-fins das partes.

O professor Helio Padilha, a vice-reitora Graciela de Muniz e o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, na assinatura do termo. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Na assinatura do termo, os representantes das instituições destacaram as possibilidades em pesquisa que a parceria é capaz de abrir, por integrar alunos e professores da universidade ao corpo de profissionais do Lactec — uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como origem o Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza, fundado em 1959. O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Mezzadri, salientou que a cessão foi firmada dentro da “relação muito propositiva” que UFPR e Lactec vêm mantendo.

Nos últimos anos, a parceira entre a UFPR e o Lactec viabilizou projetos importantes, como o que faz uso da realidade virtual para treinamento em manutenção de redes de transmissão em energia elétrica (também com Copel e UTFPR). Como contrapartida em um contrato de compartilhamento, o Lactec também elaborou os projetos arquitetônicos de um novo bloco didático no Politécnico, em 2012.

Colaboração

A vice-reitora ressaltou que a universidade precisa buscar a integração com todos os setores, inclusive os privados, uma vez que deve ser um pólo de inovação. Também mencionou a importância desse tipo de acordo para a empregabilidade dos alunos da UFPR. “Temos que gerar empregos para os nossos egressos, assim como incentivá-los a buscar a inovação e o empreendedorismo. É algo de que o Brasil está precisando”, disse.

O presidente do Lactetc endossou a fala da professora. “Tive a oportunidade de estudar no MIT [Massachusetts Institute of Technology] e pude ver o que acontece, como profissionais da Nintendo desenvolvendo games com professores e alunos do instituto”, conta. “Tenho certeza que é esse o modelo que precisa ser replicado aqui [no Brasil], é um modelo de futuro”. Vianna pontuou a intenção de extrair da parceria resultados que sejam usados em benefício das duas instituições.

Termo

A nova parceria foi aprovada em agosto pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad), por meio da Resolução n.º 14/18. Segundo o termo, dos recursos obtidos pela UFPR, 44% será destinado ao fomento de atividades de ensino, pesquisa e extensão por editais lançados em parceria com o Lactec; e outros 44% serão recolhidos pela Pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan).

Os 12 % restantes serão divididos entre os departamentos envolvidos (de Construção Civil – DCC; de Engenharia Elétrica – DELT; de Hidráulica e Saneamento – DHS; e de Engenharia Mecânica – DEMEC), que receberão 2% cada; com o Setor de Tecnologia (também 2%); e na conservação e manutenção preventiva dos laboratórios (2%).

Veja aqui mais fotos da assinatura do termo.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR