+ UFPR

UFPR renova parceria com Instituto Lactec para compartilhamento de equipamentos e instalações

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2018 - 10h14

Renovando uma parceria que foi firmada pela primeira vez há cerca de 20 anos, a vice-reitora Graciela de Muniz assinou, nesta sexta-feira (5), um termo de concessão de uso compartilhado com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), centro de ciência e tecnologia que possui unidades em Curitiba e Salvador. Pelo termo, assinado também pelo presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, e pelo professor do Setor de Tecnologia da UFPR, Helio Padilha, o instituto poderá utilizar espaço físico e equipamentos da universidade para o desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas.

A parceria envolve quatro laboratórios que funcionam no Campus Politécnico: Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar), Laboratório de Alta Tensão (LAC), Laboratório de Emissões (Leme) e Laboratório de Materiais e Estruturas (Lame). De acordo com o termo, será compartilhada com o Lactec uma área de 21 mil metros quadrados da UFPR que inclui galpão, laboratórios, escritórios e barracões, pelo qual o instituto deve repassar mensalmente o custo da locação à universidade. Além de estabelecer um regimento interno para a parceria, o contrato define que o compartilhamento não deve afetar as atividades-fins das partes.

O professor Helio Padilha, a vice-reitora Graciela de Muniz e o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, na assinatura do termo. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Na assinatura do termo, os representantes das instituições destacaram as possibilidades em pesquisa que a parceria é capaz de abrir, por integrar alunos e professores da universidade ao corpo de profissionais do Lactec — uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como origem o Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza, fundado em 1959. O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Mezzadri, salientou que a cessão foi firmada dentro da “relação muito propositiva” que UFPR e Lactec vêm mantendo.

Nos últimos anos, a parceira entre a UFPR e o Lactec viabilizou projetos importantes, como o que faz uso da realidade virtual para treinamento em manutenção de redes de transmissão em energia elétrica (também com Copel e UTFPR). Como contrapartida em um contrato de compartilhamento, o Lactec também elaborou os projetos arquitetônicos de um novo bloco didático no Politécnico, em 2012.

Colaboração

A vice-reitora ressaltou que a universidade precisa buscar a integração com todos os setores, inclusive os privados, uma vez que deve ser um pólo de inovação. Também mencionou a importância desse tipo de acordo para a empregabilidade dos alunos da UFPR. “Temos que gerar empregos para os nossos egressos, assim como incentivá-los a buscar a inovação e o empreendedorismo. É algo de que o Brasil está precisando”, disse.

O presidente do Lactetc endossou a fala da professora. “Tive a oportunidade de estudar no MIT [Massachusetts Institute of Technology] e pude ver o que acontece, como profissionais da Nintendo desenvolvendo games com professores e alunos do instituto”, conta. “Tenho certeza que é esse o modelo que precisa ser replicado aqui [no Brasil], é um modelo de futuro”. Vianna pontuou a intenção de extrair da parceria resultados que sejam usados em benefício das duas instituições.

Termo

A nova parceria foi aprovada em agosto pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad), por meio da Resolução n.º 14/18. Segundo o termo, dos recursos obtidos pela UFPR, 44% será destinado ao fomento de atividades de ensino, pesquisa e extensão por editais lançados em parceria com o Lactec; e outros 44% serão recolhidos pela Pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan).

Os 12 % restantes serão divididos entre os departamentos envolvidos (de Construção Civil – DCC; de Engenharia Elétrica – DELT; de Hidráulica e Saneamento – DHS; e de Engenharia Mecânica – DEMEC), que receberão 2% cada; com o Setor de Tecnologia (também 2%); e na conservação e manutenção preventiva dos laboratórios (2%).

Veja aqui mais fotos da assinatura do termo.