Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe professora para debate sobre a violência no Líbano

O reitor Zaki Akel Sobrinho recebe em seu Gabinete a professora Hoda Nehné - Foto: Rodrigo Juste Duarte

No Brasil para presidir o debate “Diálogos Brasil ─ Líbano: o sujeito, a tradição e a violência”, na UFPR, a professora libanesa da Université St-Espirit, Hoda Nehmé, foi recebida na tarde desta terça-feira (31) pelo reitor Zaki Akel Sobrinho em gesto de boas vindas.

A professora disse estar encantada com a gentileza do povo brasileiro, seja nas ruas ou na própria universidade, e com a relação entre os brasileiros e os libaneses que moram aqui há anos. Ela declarou estar honrada em oferecer o debate, e salientou que o diálogo entre os dois países é muito importante para que haja uma intercompreensão.

O reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que o evento traz pautas contemporâneas que evidenciam as transformações nas regiões árabes, possibilitando situar os interessados sobre a situação atual.

O evento, organizado pelo professor Jamil Zueguib, por meio do Núcleo de Estudos dos Processos Identitários das Crises e da Cultura Árabe, Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Núcleo de Estudos da Cidadania Conflito e Violência, pretende comentar o aspecto social do Líbano, principalmente quanto à violência, e estabelecer relações com o que acontece no Brasil.

As mesas de debate serão realizadas hoje e amanhã, no Auditório do Setor de Ciências da Saúde, e o evento é aberto a todos os interessados.

Programação:
31/07/2012
» 18h30 ─ Abertura e debate com os professores Jamil Zugueib (UFPR), Maria Tarcisa Bega (UFPR) e Hoda Nehmé (Université St-Espirit) sobre diálogos possíveis entre Brasil e Líbano.

1º/08/2012
» 8h30 ─ Debate com os professores Jamil Zueguib (UFPR), Hoda Nehmé (Université St-Espirit) e Michel Misse (UFRJ) sobre a relação entre cidadania e violência no Brasil e no Líbano.
» 11 horas ─Debate com os professores Jamil Zueguib (UFPR) e Maria Virgínia (UFPR) sobre a relação entre identidade, trauma e ideologia.

» 14h30 ─ Debate com os professores José Henrique Rollo Gonçalvez (UEM), Beatriz Bissio (UFRJ) e Hoda Nehmé (Université St-Espirit) sobre a construção das sociedades no Oriente Médio.
» 16h30 ─ Encerramento.

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...