Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hoje, quarta-feira (15), é o último dia para inscrições no Festival de Minifoguetes

Evento vai divulgar o espaçomodelismo
Evento vai divulgar o espaçomodelismo

O Festival de Minifoguetes de Curitiba, evento este inédito no Brasil, recebe somente até hoje, quarta-feira (15) inscrições de participantes. O evento tem entre seus objetivos motivar vocações para a área científica e espacial; divulgar o programa espacial brasileiro; difundir o espaçomodelisno, o foguetemodelismo e a aeroespaçonáutica. Interessados podem se habilitar nos endereços http://www.foguete.ufpr.br/ ou http://fogueteufpr.blogspot.com.br/

Nesse evento, que será realizado no período de 18 a 20 de abril de 2015, ressalta o professor Carlos Henrique Marchi, coordenador do Grupo de Foguetes Carl Sagan/UFPR, pretendemos, também, promover a integração de alunos de cursos, instituições e grupos de pesquisa voltados à engenharia espacial, bem como, pessoas interessadas na temática.

Os participantes terão a oportunidade de se inscrever em 12 modalidades, para lançamento de foguetes no ar, na maior altura possível, explica o docente. Esta atividade prática terá como palco as dependências da UFPR- Centro Politécnico, Jardim das Américas – e Fazenda Canguiri, em Pinhais. Além disso, os participantes do evento – a grande maioria alunos de universidades brasileiras – também poderão assistir palestras, debater a temática em sessões técnicas e visitar exposições.

No ano passado, lembra Marchi, o evento contou com a participação de 18 equipes de 10 instituições de ensino superior (UCS, UFABC, UFMG, UFPR, UFRPE, UFSC, UNICAMP, UP, UTFPR/UEM) e de três grupos independentes (BVM, CEGAPA, Edge of Space), de 6 estados brasileiros (MG, PE, PR, RS, SC, SP). Duas das equipes da UFPR quebraram dois recordes da National Association of Rocketry (NAR), maior associação de espaçomodelistas do mundo, com sede nos Estados Unidos.

Jornalista Celsina Favorito

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...