Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR recebe homenagem dos deputados federais pelo centenário

Superintendência de Comunicação Social     21 de maio de 2013 - 12h33

Homenagem ao centenário da UFPR no Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Marcos Solivan


A Universidade Federal do Paraná foi assunto na Câmara Federal em Brasília. Uma sessão especial presidida pelo vice-presidente, deputado André Vargas (PT-PR) comemorou o centenário da instituição paranaense. A UFPR fez 100 anos em 19 de dezembro de 2012. Além de assessores, pró-reitores e o reitor Zaki Akel Sobrinho, a sessão contou com a presença de diversos deputados do Estado e lideranças, como o ex-presidente da OAB do Paraná e agora na OAB Nacional, José Lúcio Glomb e Sérgio Kukina, paranaense, ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Ao abrir a homenagem, o deputado André Vargas destacou a importância da instituição para o estado. Citou as pesquisas e o atendimento realizado no Hospital de Clínicas, destacando o transplante de medula óssea. Também lembrou que o curso de Direito é o quarto em aprovação nos exames da OAB. E falou de dezenas de profissionais formados pela UFPR que se destacaram ou se destacam no cenário nacional, como o premiado escritor Dalton Trevisan.

Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo sobre a UFPR. Depois falou o deputado federal, Rubens Bueno (PPS-PR), autor da proposição sobre a homenagem que começou lendo a Ata da Reunião da primeira direção da UFPR. O reitor Zaki Akel Sobrinho falou em seguida e também destacou diversas atividades que vêm sendo realizadas. Pediu o apoio de todos para que os royalties do petróleo sejam destinados para a educação.

Sonhos ─ “Estudar na UFPR foi e ainda é sonho das famílias paranaenses”, destacou o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), que prometeu apoio ao pedido do reitor. Pela bancada do PMDB falou o deputado federal André Zacharow, ex-estudante e ex-professor de Economia na UFPR, que saudou toda a comunidade universitária. O deputado Alex Canziani representou a bancada do PTB e citou o compromisso da instituição que é orgulho para os brasileiros. Destacou o esforço da bancada em liberar recursos de emendas parlamentares para a instituição.

Também o ministro Sérgio Kukina do STF ocupou a tribuna e disse que “se trata de uma festa merecida” para a UFPR. Disse que tem diversos amigos que são professores no curso de Direito e que a UFPR tem dado seu permanente exemplo nesta área, como também em outras profissões. “Quem de nós na nossa juventude não andou lá pelas escadarias da Praça Santos Andrade sentado, namorando. Isso faz parte da história de muitos cidadãos.”

Para o deputado Leopoldo Meyer, que representou a bancada do PSB, a UFPR tem um papel muito importante a desempenhar na formação dos jovens. O deputado é ex-estudante de Engenharia Civil. Tem pai, filha e esposa formados na instituição. A deputada Rosane Ferreira falou em nome do PV e citou a médica fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em 2010, como fruto da UFPR. Como representante do Partido Verde, citou as 215 toneladas de material reciclável recolhidas dos campi e entregues às famílias de catadores.

Pela bancada do PMDB falou o deputado Osmar Serraglio. Tem irmão formado pela UFPR, “instituição que é orgulho para todos”. Do mesmo partido, o deputado Marcelo Almeida lembrou da campanha de 1999, que elegeu o Prédio Histórico da UFPR como símbolo de Curitiba e declarou, apesar de ser o único dos filhos a não estudar na Instituição, “sou o que sou graças à Universidade Federal do Paraná. Que bom que havia uma universidade pública no caminho do meu pai. Proponho desde já meu apoio à UFPR”.

Reitor Zaki Akel Sobrinho discursa no Plenário da Câmara Federal, em Brasília - Foto: Marcos Solivan

Confira mais fotos no Flickr.
Leia o discurso do reitor Zaki Akel Sobrinho na íntegra:

Em nome da UFPR quero iniciar agradecendo ao deputado federal Rubens Bueno pela iniciativa desta homenagem, acolhida pela Câmara dos Deputados, mostrando de modo inequívoco a grande importância que V. Sªs. e os demais parlamentares desta casa dedicam à Educação.

Como reitor do centenário, imenso privilégio que Deus me concedeu, nesta solenidade tenho a honra de personificar o trabalho, a dedicação, o talento e a obstinação de todos que dirigiram e trabalharam nesta Universidade, e que espelham as qualidades da nossa valorosa e apaixonada comunidade de mais de quarenta mil pessoas, entre docentes, técnicos administrativos e estudantes, estes sim os merecedores deste reconhecimento e homenagens.

Quero compartilhar esta homenagem com meus companheiros de gestão, professor Rogério Mulinari, a equipe do Gabinete, os pró-reitores, assessores, diretores de setor e dirigentes de órgãos suplementares. Agradeço também à comunidade da UFPR pela sua dedicação e compromisso com o fortalecimento da educação.

A Universidade Federal do Paraná, a mais antiga Universidade do Brasil, um orgulho dos paranaenses, construída desde sua fundação em 19 de dezembro de 1912 sob o signo da determinação e ousadia, definindo uma identidade para o povo do nosso estado, tem um século de contribuição para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural do Paraná e do Brasil, proporcionando a emancipação intelectual do nosso povo, sonhada por nossos fundadores, Victor do Amaral e Nilo Cairo.

Nestes cem anos, formamos os maiores talentos em diversas áreas, profissionais-cidadãos que transformaram nossa sociedade, além da vigorosa participação na preparação das licenciaturas, formando os quadros docentes para as demais universidades e faculdades do estado e do país. Nossos professores tiveram papel fundamental na criação das companhias de energia elétrica, de saneamento, no projeto e construção de estradas, portos e usinas hidroelétricas, como a Itaipu.

Apoiamos a criação da UNILA e do IFPR e temos dado uma sólida contribuição no campo da pesquisa, desenvolvimento e inovação, ocupando posição de destaque no cenário nacional. Temos grandes projetos de extensão, o maior deles o nosso querido Hospital de Clínicas (o maior hospital público do Estado do Paraná) que faz ensino, pesquisa e assistência, além da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, dos dois hospitais veterinários, das seis estações experimentais, do Núcleo de Práticas Jurídicas, da Clínica Odontológica, do Centro da Visão, dentre outros.

Na cultura, nossos dois museus e seis grupos artísticos têm feito um trabalho de difusão cultural que se soma ao Festival de Inverno e outros eventos de grande repercussão no cenário cultural regional.

Temos sido protagonistas nas discussões e propostas de todos os temas relevantes para a sociedade, com destaque para os debates sobre o PNE em 2011 e o Fórum pela Verdade, Memória e Justiça em 2012 e participamos ativamente na construção de uma proposta para uma nova demarcação do mar territorial brasileiro.

Fomos pioneiros nas políticas de inclusão social e na ocupação das vagas ociosas, com fortes políticas de assistência estudantil, beneficiadas pelo PNAES ─ Programa Nacional de Assistência Estudantil, acertada política pública implementada pelo MEC. Temos feito um grande trabalho de internacionalização com mobilidade, cooperação acadêmica e participação nas mais importantes redes universitárias.

Em resumo, a UFPR é uma obra coletiva de várias gerações que tem transformado, não só o Estado do Paraná, mas inclusive o nosso país. Somos uma grande e pujante Universidade, das melhores do país, e chegamos ao primeiro centenário absolutamente contemporâneos, preparados para os desafios que nosso país e nosso estado nos apresentam. Nos constituímos em um poderoso exército de transformação social, dispostos a cumprir nossas tarefas na implementação do novo Plano Nacional de Educação, que pela sua ousadia e estrutura orgânica nos permitirá construir um novo Brasil. Dedicar-se de corpo e alma a esta missão é o nosso compromisso.

Gostaria agora de expressar uma série de agradecimentos começando pelo Governo Federal, nas pessoas do presidente Lula e da presidente Dilma e seus Ministros de Educação, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, por colocarem a Educação como prioridade e projeto estratégico para o futuro do Brasil. Faço isso na pessoa do secretário Paulo Speller que muito nos honra com sua presença. Tenho que agradecer também de modo especial aos ministros paranaenses Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, apoiadores comprometidos com a UFPR e com os nossos hospitais.

Agradeço também a ativa bancada federal do Paraná por seu apoio e diálogo continuado, refletindo-se também em significativas emendas individuais e de bancada, que tem viabilizado importantes investimentos na infraestrutura para o ensino, a pesquisa e a extensão e que também se soma nesta homenagem.

Saúdo também meus colegas reitores, componentes da Andifes, pelo importante papel de defesa do ensino superior em nosso país. Coletivamente e de modo corajoso, são homens e mulheres que têm colocado toda sua energia e talento à disposição da juventude do nosso país. Agradeço ao governador Beto Richa, ao vice-governador Flávio Arns pelas inúmeras parcerias e ações conjuntas feitas em prol do povo do Paraná. Assim como ao prefeito Gustavo Fruet pelos diversos projetos em conjunto que beneficiam a população de Curitiba.

Quero agradecer as entidades de classe, tanto patronais como de trabalhadores, pela cooperação e ações articuladas em prol da educação e cidadania.

Agradeço ainda a minha família pelo suporte indispensável para o cumprimento desta missão. Agradeço a Deus pela força, proteção e iluminação nessa jornada.

Concluo fazendo uma profissão de fé na educação como maior instrumento de transformação social que uma nação possui. Nas Universidades já provamos que é possível realizar a expansão do ensino superior mantendo a excelência acadêmica! Precisamos agora avançar na articulação com os demais níveis de ensino.

Precisamos aprofundar e ampliar as políticas de valorização das carreiras de docentes e de técnicos administrativos. Precisamos ampliar a construção de soluções diferenciadas para nossos hospitais universitários, respeitando suas diferenças e garantindo a estabilidade dos quadros fundacionais. Precisamos fortalecer a autonomia das universidades e ampliar o seu financiamento, para que possamos consolidar o maior movimento de inclusão social e econômica do nosso país.

Neste sentido quero fazer um apelo em nome das futuras gerações de brasileiros, somando-me à Presidente Dilma Rousseff e ao Ministro Aloizio Mercadante: para que sejam alocados 100% dos royalties do petróleo na Educação!

Novamente agradeço profundamente ao Deputado Rubens Bueno e a todos os parlamentares da Câmara por esta homenagem.

Que o segundo centenário da nossa trajetória seja igualmente marcado pela determinação, pela ousadia, pela perseverança e pelo comprometimento com a educação. Esta será uma obra que orgulhará a todos nós! Com a valorização do diálogo, da democracia, da construção coletiva e da articulação republicana com todos os segmentos da sociedade e com todos os níveis de governo.

Que nós possamos continuar construindo a universidade que o Paraná e o Brasil precisam que nós nos tornemos, inclusive expandindo nossas atividades para outras regiões do estado de modo a continuarmos relevantes,  abraçados e reconhecidos pela nossa comunidade como estamos sendo hoje aqui na Câmara dos Deputados.

Viva a educação, viva o povo brasileiro, viva a Universidade Federal do Paraná!


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR