Extensão e Cultura

UFPR recebe encontro de engenheiros agrônomos da Região Sul

Simone Meirelles     16 de maio de 2018 - 15h02

Sustentabilidade será o tema central do evento

A UFPR recebe nesta semana o evento Agrosul 2018 – Encontro Sul Brasileiro de Engenheiros Agrônomos. São esperados profissionais, professores e acadêmicos de cursos de Agronomia dos três estados do Sul. As atividades começam hoje, dia 16 e vão até sexta-feira, 18 de maio, no Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Tendo como tema central “Agronomia & Sustentabilidade”, o encontro vai debater a legislação, fiscalização e questões técnicas e políticas da profissão.

Entre os vários temas abordados ao longo do encontro, estão o papel da Agronomia no desenvolvimento do Brasil, a abertura de novos cursos de graduação presenciais e à distância, a qualidade das graduações, a permissão do exercício profissional por técnicos de ensino médio, entre outras. A questão do Receituário Agronômico, que controla a comercialização e o uso dos agrotóxicos também está na pauta. De acordo com o organizador do evento, professor Luiz Lucchesi, coordenador do curso de Agronomia da UFPR, apesar das atividades agronômicas constituírem-se numa importante ferramenta para garantir segurança alimentar e qualidade ambiental à sociedade, no que se refere ao uso adequado de agrotóxicos essas ações sofrem graves distorções em sua implementação. “Isso exige esclarecimento da sociedade sobre o papel do engenheiro agronômico, da agricultura e da própria defesa agropecuária para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, diz ele.

A abertura da Agrosul será às 18 horas, com palestras e presença de autoridades.  O evento é uma promoção do projeto de extensão universitária da UFPR “Agronomia & Sustentabilidade: Agronomia para uma Sociedade mais Sustentável. O encontro integra as comemorações dos 100 anos da Escola Agronômica do Paraná.

Serviço:

Agrosul 2018 – Encontro Sul Brasileiro de Engenheiros Agrônomos