Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR recebe comitiva de universidade da Alemanha

Bruna Bertoldi Gonçalves     6 de novembro de 2018 - 15h50

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, professora Graciela Inês Bolzón de Muniz, receberam representantes da Technische Hochschule Ingolstadt (THI) – universidade alemã localizada na Baviera – na tarde da última segunda-feira, 5, em Curitiba. Compartilhar resultados positivos do Aware (Apllied Network on Automotive Research and Education), programa de mobilidade de estudantes e professores e pesquisas de campo desenvolvido em parceria pelas instituições, foi o objetivo da visita.

“É um projeto que está dando certo, com histórico de colaboração bem sucedida e intenso intercâmbio de mestrandos, doutorandos e professores. É o tipo de iniciativa que devemos incrementar e insistir dentro da Universidade”, afirmou o reitor. O projeto, desenvolvido desde 2012, é fruto de uma parceria entre a UFPR, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a THI. “Hoje estamos tendo uma Escola de Primavera. Professores alemães vieram para cá para dar aulas aos nossos alunos e a alunos da UFSC que estão aqui e para participar de visitas a empresas como Renault, Volvo e Senai. Essa é uma das atividades do Aware”, informou a coordenadora e professora do Departamento de Engenharia Mecânica, Karin Graf.

Administração Central recebe comitiva da Technische Hochschule Ingolstadt (THI), universidade alemã parceira do projeto Aware. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom/UFPR

A Escola de Primavera acontece a cada dois anos no Brasil. A última edição foi realizada em 2016. “São duas semanas de intensas atividades, com professores com muita experiência industrial, que já trabalharam na Audi, na Porsche, na Mercedes. Funcionários da Renault e do Senai de Curitiba também estão participando”, comentou Karin. Na Alemanha, há a Escola de Verão, com atividades similares. Mobilidade e segurança automotiva são temas centrais das aulas. Ao final, uma prova será aplicada e os estudantes receberão certificado de participação em projeto de extensão. O professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Edwaldo Mehl, também atua na coordenação dos trabalhos na UFPR. 

Durante a visita, a comitiva composta por cinco pessoas agradeceu o suporte recebido na Universidade e manifestou o desejo de que o projeto continue a crescer. “Aguardamos para saber o resultado, que será divulgado em dezembro, de um financiamento de uma agência alemã, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Se for aprovado, teremos mais quatro anos de interação financiada pelo governo alemão. Conseguimos coisas importantes, como ter um curso de mestrado duplo, com interação de alunos de graduação e de pós-graduação e professores”, explicou o diretor da Agência Internacional UFPR (AIU), professor André de Macedo Duarte. O acordo permite que alunos da THI, que não pode ofertar curso de doutorado por ser uma escola técnica, desenvolvam seu projetos nos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica e em Engenharia Mecânica da UFPR.

Confira as fotos da visita aqui.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR