Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe alunos do ensino fundamental e médio durante as férias para ensinar Matemática de forma lúdica

Cerca de 250 alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares da região de Curitiba, vão aproveitar as férias para fazer um mergulho na Matemática. Eles vão participar na próxima semana de dois eventos organizados por grupos ligados ao Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná: o Brincando de Matemático e o Matematiza. Ambos fazem parte de um esforço que a UFPR vem fazendo para desmistificar essa área de estudo, mostrar a beleza dos números e atrair o interesse de mais alunos.

O Brincando de Matemático está na 13ª edição e este ano tem número recorde de inscritos: cerca de 200. O evento acontece de terça a sexta-feira da próxima semana (18 a 21 de julho), no Centro Politécnico da UFPR. Os estudantes terão aulas e brincadeiras, sob a orientação de acadêmicos do curso de Matemática que fazem parte do Programa de Educação Tutorial (PET-Matemática).

Nos dias 20 e 21, no mesmo local, acontece a primeira edição do Matematiza, voltado para alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares. Os 50 participantes farão experimentações envolvendo conteúdos de álgebra, geometria, análise combinatória e outros conteúdos, sob a orientação de alunos de graduação que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Os alunos perceberão o rigor da Matemática, mas de uma maneira lúdica. A ideia é mostrar também como se pode utilizar a intuição na solução de questões matemáticas e estimular nos estudantes o interesse pela área”, afirma a professora Elisângela de Campos, coordenadora do Pibid no curso de Matemática da UFPR.

Brincando de Matemático

O Brincando de Matemático, por sua vez, tem como tema “Números: o império dos irracionais”. Alunos do PET Matemática desenvolveram um material didático sobre a Teoria dos Números, sob a supervisão do tutor do grupo, professor José Carlos Corrêa Eidam, que também é coordenador do curso de Matemática. As quatro horas diárias do evento serão dividas entre aulas e brincadeiras, também relacionadas ao tema central.

O professor Eidam diz que, graças a iniciativas como essa, a concorrência pelas vagas do curso de Matemática no vestibular aumentou 60% nos últimos dois anos. Segundo ele, a ideia é encontrar cedo os alunos com aptidão para a área. “Quando o talento de um aluno é detectado cedo, podemos dar um encaminhamento melhor, e o aluno consegue render mais”, diz.

O grupo PET-Matemática é formado por 12 alunos de graduação bolsistas, que também encontram nessas atividades uma oportunidade de enriquecimento da própria formação. “O degrau parece menor quando temos um aluno ensinando outro aluno. O estudante de ensino médio se sente muito mais próximo quando vê um jovem aluno explicando”, diz Eidam.

Treinamento olímpico

O Departamento de Matemática da UFPR também mantém o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), que aos sábados oferece treinamento para as Olímpíadas de Matemática a alunos com bom potencial na disciplina. “É um treinamento intensivo, que continua mesmo depois de passada a Olimpíada. O material oferecido é de alto nível”, diz Eidam. Os professores do POTI são alunos de graduação, de pós-graduação, ex-alunos do curso que hoje lecionam e professores do Departamento.

Cerca de 100 alunos participam desse treinamento, que vai bem além do que é oferecido na escola.

A Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) é uma competição matemática no estado do Paraná para alunos dos níveis 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio), coordenada pela UFPR.

Portas abertas

A UFPR também tem um dia de portas abertas aos alunos do terceiro ano do ensino médio que queiram conhecer o curso de Matemática. O evento “Um dia na Matemática” acontece um pouco antes da abertura das inscrições para o vestibular. Este ano, está marcado para 11 de agosto. O intuito do evento é promover a imersão dos estudantes do ensino médio no universo do curso de Matemática da UFPR, visando aumentar a concorrência do curso e também promover a integração do PET-Matemática com a sociedade.

Confira abaixo os destaques da programação do Departamento de Matemática:

XIII Brincando de Matemático – para alunos do ensino médio
Tema: “Números: O Império dos Irracionais”
Data: 18 a 21 de julho de 2017
Horário: das 8 horas ao meio-dia (turma 1) e das 13h30 às 17h30 (turma 2)
Local: Centro Politécnico – prédio do Setor de Ciências Exatas
facebook.com/PetMatUFPR

I Matematiza – para alunos do 8º e 9º ano
Tem
a: Números, triângulos e produtos
Data: 20 e 21 de julho de 2017
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Centro Politécnico – prédio do Setor de Ciências Exatas
Mais informações aqui
II Um dia na Matemática
Data: 11 de agosto de 2017
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Centro Politécnico
Inscrições: a partir de 01/06 pelo site do PET-Matemática
Público-alvo: alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares

OPRM – Olimpíada Paranaense de Matemática
Mais informações no site da OPRM

A Cerimônia de Premiação será no dia 08 de dezembro, no Teatro da Reitoria às 15h.

POTI – Polo Olímpico de Treinamento Intensivo
Mais informações aqui

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...