Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe 14 bolsas de pesquisa da Fundação Araucária

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi contemplada com 14 bolsas de produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA). O resultado da Chamada Pública 15/2017- Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico / Extensão foi divulgado na última quarta-feira (3). O edital selecionou pesquisadores com relevante produção científica, tecnológica e de inovação. Cada um dos professores contemplados receberá 24 mil reais para suas pesquisas.

Valorizar o desempenho de profissionais qualificados, ampliar a produção e difusão do conhecimento científico e estimular o desenvolvimento econômico e sociocultural no estado do Paraná são objetivos da FA, uma das 26 fundações estaduais de amparo à pesquisa do país.

Pesquisadores de instituições de ensino superior públicas e privadas e institutos de pesquisa de natureza pública e privada, sem fins lucrativos, apresentaram suas propostas. Os critérios de avaliação utilizados foram análise documental e avaliação de mérito e relevância – foram consideradas produção científica e/ou tecnológica; atividades de desenvolvimento científico, tecnológico ou sociocultural; liderança técnico-científica e orientação/supervisão acadêmica.

Biologia da lagarta-da-coroa do morangueiro; agricultura e antibióticos; implicações do padrão de emissão de vocalizações ultrassônicas por ratos submetidos a diferentes modelos de dor orofacial; aplicação de inteligência artificial à Bioinformática da Fixação Biológica do Nitrogênio; análise de fontes de erro no posicionamento plataformas de monitoramento de massas de água, por meio de satélites; conversão de biogás em hidrogênio a partir de resíduo agroindustrial; caracterização de novos indutores de sensibilidade colateral e inibidores dos transportadores ABC e educação aberta para engenheiro e arquiteto estão entre os temas abordados nos projetos selecionados da UFPR.

Terapias complementares para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer; avaliação biológica de biomateriais para utilização em Odontologia; ativação do inflamassoma NAIP 1 pelo ácido úrico solúvel; biodigestão anaeróbia de polímeros a base de amido; gestão tecnológica de inovação com a utilização de indicadores para avaliar o nível de sustentabilidade da indústria automotiva na região metropolitana de Curitiba e opinião pública e debate político no Brasil após o surgimento das redes sociais on-line também serão objeto de estudo de docentes da Universidade.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...