Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza vestibular inédito para primeira turma de Licenciatura em Libras

Provas foram realizadas na manhã do último domingo (07), no prédio histórico da Praça Santos Andrade - FOTO: Núcleo de Concursos

A Universidade Federal do Paraná realizou, no último domingo (07), seu primeiro vestibular totalmente em Libras e voltado preferencialmente a candidatos surdos. Organizado pelo Núcleo de Concursos da UFPR, o processo seletivo tem o objetivo de formar a primeira turma do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras), que terá início em fevereiro de 2015.

Do total de 30 vagas, foram ofertadas 22 a candidatos surdos e oito para concorrência geral. Nesta categoria, inscreveram-se 47 pessoas; já para as vagas destinadas a candidatos que comprovaram surdez ou deficiência auditiva, registraram-se 59 concorrentes. O vestibular também respeitou o sistema de cotas raciais e sociais, previsto em lei, reservando 40% das vagas para este fim.

As provas – que ocorreram etapa única – foram divididas entre questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos gerais e nove de conhecimentos específicos, e uma questão dissertativa. O questionário foi apresentado todo em Libras, com apoio de recursos multimídia instalados na sala de aplicação. Os vídeos das provas e os gabaritos estão disponíveis no site www.nc.ufpr.br.

Equipe de técnicos e professores está pronta para receber novos alunos - FOTO: Núcleo de Concursos

Novos professores

O Curso de Licenciatura em Letras – Libras formará professores diferenciados no Estado, aptos a enfrentar a grande demanda existente por profissionais com habilidades comprovadas no ensino da Língua. As aulas serão ministradas em Curitiba – em espaço recém-inaugurado pela Universidade – no turno da noite, com duração de quatro anos.

Segundo a coordenadora do curso, Sueli Fernandes, o vestibular inédito na UFPR “mostra importantes avanços no reconhecimento linguístico da comunidade surda paranaense”. Ela explica ainda que a estrutura curricular da licenciatura foi inspirada na Universidade Federal de Santa Catarina, pioneira na oferta do curso. “Entretanto, fizemos adequações às demandas de formação pedagógica necessárias a qualquer licenciatura na UFPR”.

Para receber os novos alunos, o curso já conta com seis professores da área de Libras – sendo cinco surdos – e mais sete tradutores e intérpretes de Sinais. Ainda estão em andamento processos seletivos para contratação de outros sete docentes.

Por Jaqueline Carrara