Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR promove simpósio sobre sepse em animais

Simone Meirelles     12 de setembro de 2018 - 17h21

Curso aborda cuidados em caso de sepse (foto arquivo UFPR)

A sepse é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Pouquíssimas pessoas sabem o que é ou qual é a sua importância. Por exemplo, se for perguntado sobre câncer ou infarto do miocárdio, muita gente saberá ao menos do que se trata, já sobre a sepse quase ninguém ouviu falar. Em termos gerais, a sepse é a resposta extrema do corpo a uma infecção não tratada, é potencialmente fatal e sem tratamento imediato pode levar rapidamente a danos irreversíveis e até à morte. 

Na medicina veterinária, a sepse toma milhões de vidas animais por ano e muitas pessoas e profissionais não sabem do que se trata. Por isso, o grupo de estudos Veterinary Emergency and Critical Care Medicine Journal Club – UFPR, coordenado pelo professor Juan Carlos Duque Moreno, está promovendo no mês de setembro uma campanha de conscientização sobre essa problemática no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. 

Nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, será realizado o I Simpósio do Dia Mundial da Sepse em Medicina Veterinária – UFPR. O encontro terá a participação do professor Adonis Nasr, docente do Curso de Medicina da instituição, que atua no Hospital de Clínicas da UFPR e irá falar da importância desse problema e suas consequências no ser humano. Já a professora Denise Fantoni, da USP, irá abordar o mesmo assunto, mas na medicina veterinária. A seguir, será promovida uma mesa redonda sobre a “Abordagem inicial de cães e gatos em sepse”, com a participação de médicos veterinários dedicados à terapia intensiva veterinária. 

O evento é dirigido a alunos de graduação, pós-graduação, residência e profissionais formados. O valor da inscrição é de R$5,00 e 1 kg de alimento não perecível (vagas limitadas). O evento ocorrerá no anfiteatro do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (R. dos Funcionários, 1540), a partir das 17 horas.

Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo:

https://www.facebook.com/veccem/

http://diamundialdasepse.com.br/

http://diamundialdasepse.com.br/

http://www.survivingsepsis.org/Pages/default.aspx

http://www.ilas.org.br/ 

A sepse é uma emergência médica. Em caso de qualquer suspeita, leve seu animal ao médico veterinário.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR