Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove oficina de fotografia sobre meio ambiente para população de Castilho/MS

Exposição de Fotografias sobre Meio Ambiente, em Castilho, Mato Grosso do Sul. Foto: Arquivo ITTI

Cerca de 200 fotos integraram a exposição “Fotografia e Meio Ambiente”, realizada na cidade de Castilho/MS. O evento reuniu fotos de professores e alunos que participaram da oficina, que teve como objetivo mostrar o caráter educativo da fotografia, em sala de aula. A experiência foi tão positiva que a UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), foi convidada a repetir a formação, em 2014.

Segundo a professora da UFPR e instrutora do curso, Christiane Gioppo, o evento contou com as presenças da secretária de Educação Básica, Valéria Cristina de Moraes da Silva, e da representante de Projetos Ambientais da Secretaria de Educação, Luzinete Guedes da Rocha Teixeira. Também visitaram a exposição, integrantes de cinco escolas municipais da região.

A professora Marinês Duarte Sales Ferreira, uma das participantes da oficina, conta que o trabalho foi muito importante, “pois envolveu todas as escolas. Professores e alunos esforçaram-se muito neste novo olhar sobre o mesmo ambiente”. O diretor da Escola Maria Daura Silva Oliveira, Oscar Lameu Júnior, ressaltou que a oficina despertou o público para uma nova consciência porque, com o registro fotográfico, as pessoas perceberam que “ao preservar o passado, construímos nosso presente e contribuímos para um futuro melhor”.

A oficina de foto faz parte do PEA (Programa de Educação Ambiental) do Projeto de Gestão Ambiental G-Pontes realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com a UFPR e desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...