Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR promove ações de integração para imigrantes haitianos

O Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), junto com alunos e professores do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, tem ajudado vários imigrantes haitianos. Cerca de 200 alunos têm aulas de português e recebem, também, uma série de acompanhamentos que visam auxiliar essas pessoas a se integrar melhor nessa realidade que é morar em um novo país.

Os participantes, além de aprender uma nova língua, contam com assessoria jurídica, aulas de informática, aulas de história do Brasil e acompanhamento psicológico. Essas ações são desenvolvidas com auxílio de diversos setores da Universidade, como os cursos de Direito (e o Projeto Refúgio, Migrações e Hospitalidade) e Psicologia.

 

Encontros do PBMIH

Os alunos também participam de eventos organizados pelo programa. No último sábado (15), por exemplo, cerca de 90 pessoas fizeram uma visita ao Museu Oscar Niemeyer. Os alunos saíram da Reitoria às 14h em direção ao Museu, que liberou a entrada dos participantes, visando justamente estimular essa inclusão cultural.

FOTO: Rafael Mendonça

O próximo encontro já está marcado para o próximo sábado (22) e será a partir das 18h na Praça de Bolso do Ciclista. O evento será aberto ao público e contará com debates, mostra de vídeos e fotos, música e venda de Soup Joumou – prato típico haitiano.

O Celin (Centro de Línguas e Interculturalidade) fornece apoio ao projeto, dentre outras formas, com a organização dos eventos. A servidora Isabel Raggio é organizadora e para ela essa é uma ótima oportunidade de integrar a população e esses imigrantes, ainda mais após os recentes casos de xenofobia no Paraná. “O evento é uma maneira de tomar uma atitude contra esses pensamentos racistas e xenófobos. Uma oportunidade de conhecermos melhor esses haitianos e nos opormos a essas atitudes preconceituosas”, explica Isabel.

 

Serviço
PLAS AYISYEN – Somos Todos Migrantes!
Local: Praça de Bolso do Ciclista – Rua São Francisco, 35 – Centro
Horário: 18:00h

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...