Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR presenteia “casamento” entre prefeituras com doação de livros

Livros foram entregues para distribuição a escolas públicas e tubotecas de Curitiba - FOTO: Ana Assunção

A entrega de 200 livros doados pela Editora da UFPR simbolizou o presente da Universidade a um dos casais mais comentados em 2014 nas redes sociais. Na tarde desta sexta-feira (21), a Secretaria de Educação e a Fundação Cultural da capital receberam as publicações em nome das páginas de Facebook das prefeituras de Curitiba e Rio de Janeiro, que “se casaram” no dia 27 de setembro deste ano.

A união, que começou com uma brincadeira de internet, ficou séria após repercussão e apoio entre os usuários da rede social. A fim de incorporar valor social à ação, os desenvolvedores dos perfis dos noivos lançaram uma lista de presentes para que a população e outras instituições pudessem contribuir. Entre os desejos do casal, esteve uma mobilização por doação de sangue, doação de livros para escolas públicas, treinamento, empregos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social e ações de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência.

Maria Lúcia de Farias, responsável pelo projeto Tubotecas, recebeu a doação em nome dos "noivos" - FOTO: Ana Assunção

A iniciativa da UFPR em participar faz parte de uma nova proposta praticada pela Universidade na internet. A UFPR é a pioneira, entre as instituições federais de ensino superior brasileiras, na implantação de um modelo de redes sociais que alia a oferta de notícias e informações de grande interesse público com a busca de um relacionamento efetivamente interativo – e informal – com os usuários.

Compromisso

Esta não é a primeira vez que a Editora da UFPR realiza a doação de livros. No último ano, foram mais de 5 mil publicações entregues ao projeto Tubotecas – pequenas bibliotecas que funcionam dentro de Estações Tubo da capital, coordenadas pela Fundação Cultural de Curitiba.

A Editora da Universidade Federal do Paraná foi criada em 24 de março de 1987 e é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Sua principal função é apresentar à sociedade, sob a forma de livros, o conhecimento científico e cultural produzido pela UFPR. Além disso, a Editora cumpre seu papel de interação com a sociedade publicando também os textos produzidos fora dos muros da Instituição, reconhecendo e incorporando o conhecimento de qualidade gerado por outros segmentos. Além de transformar pesquisas em livros, a Editora UFPR procura fazer a ligação entre o conhecimento acadêmico produzido e a sociedade, participando de ações como essas que foram realizadas junto à Prefeitura de Curitiba.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...