Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR Pensando o Brasil – Jornalistas e pesquisadores debatem o risco das noticias falsas para a democracia

O risco que a disseminação de notícias falsas representa para a democracia foi o tema central do debate “Opinião pública e pós-verdade”, realizado na noite desta terça-feira (12), como parte do ciclo UFPR Pensando o Brasil. Estudantes, professores e pessoas da comunidade externa lotaram o auditório do Setor de Artes, Comunicação e Design para assistir ao debate, que também foi transmitido pela internet pela UFPR TV, com 2,4 mil visualizações só no Facebook.

O evento teve como convidados os jornalistas Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL, e Juliana Dal Piva, subeditora da Agência Lupa, pioneira em fact-checking (checagem de fatos e dados) no Brasil, e a jornalista e professora Kelly Prudencio, do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. Também participaram o professor Emerson Urizzi Cervi, do Departamento de Ciência Política, como mediador, e a professora Regiane Ribeiro, do Departamento de Comunicação, como apresentadora.

Ao abrir o debate, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a intenção do ciclo UFPR Pensando o Brasil é promover reflexões sobre temas fundamentais no momento turbulento que vivemos e tomar parte no debate. “Temos hoje uma inflação de informações, e a universidade exerce a função de filtro nesse cenário – especialmente a universidade pública, que, apesar da crise e de movimentos que visam abalá-la, produz 90% da ciência gerada no País”, afirmou.

“Frente ao excesso de ruído midiático, nós, profissionais da comunicação, devemos buscar ser melhores guias e usar nossa inteligência para não ficar à deriva na estupidez coletiva”, disse a professora Regiane Ribeiro.

Foto: Marcos Solivan

O professor Emerson Cervi lembrou que a expressão “pós-verdade” – apontada como a palavra do ano de 2016 pelo Dicionário Oxford – é na verdade um nome novo para algo muito antigo. “São conteúdos que se utilizam mais da emoção e de crenças pessoais do que de fatos objetivos para influenciar a opinião pública. Isso não é novo. A diferença é que agora experimentamos isso em escala planetária”, afirmou.

De acordo com Cervi, a pós-verdade “não é produzida pelo cidadão comum, mas por estruturas especializadas, com determinada finalidade que não raramente é produzir visões de mundo contaminadas por patologias sociais, como xenofobia, homofobia, antissemitismo”. Para o professor, isso coloca em xeque a própria liberdade de expressão. “Quando produz um debate sectário, e não integrador, a livre expressão pode levar ao enfraquecimento do debate democrático. Ela só é válida quando cultiva o ethos democrático. Quando fere a dignidade de grupos ou indivíduos, a livre expressão fere o ethos democrático”, disse Cervi.

A jornalista Juliana Dal Piva defendeu que a liberdade de expressão é um valor absoluto. “Temos que centrar a discussão em como ela é usada, e chamar as pessoas à responsabilidade no uso dessa liberdade”, afirmou. Juliana destacou que vem crescendo no Brasil o número de veículos de comunicação com estruturas dedicadas exclusivamente à checagem de informações. “A Agência Lupa foi pioneira e se dedica exclusivamente à checagem, mas hoje vários veículos possuem áreas exclusivas para isso”, afirmou.

Foto: Marcos Solivan

O jornalista Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL – que recentemente criou a divisão UOL Confere para publicar checagens de dados e declarações – disse que as notícias que envolvem verificação de boatos estão sempre entre as mais lidas do portal. Ele rebateu críticas de que o jornalismo muitas vezes contribui para disseminar meias verdades e lembrou que alguns veículos possuem mecanismos internos de crítica. “Eu trabalho numa organização que mantém um ombudsman para acompanhar o que é publicado”, afirmou.

Para a professora Kelly Prudencio, porém, a imprensa muitas vezes falha no trabalho de checagem. “Muitas vezes a validação de uma matéria vem simplesmente do que a fonte diz. Pareceu verdade, está valendo”, criticou. Ela citou um artigo recente do jornalista Álex Grijelmo publicado no El País, em que ele afirma que a pós-verdade não é composta apenas de mentiras, mas também de insinuações, pressuposições, subentendidos, inversões de relevância e informações fora de contexto.

“A imprensa é instituição fundamental na tradução e mediação das informações. Mas sempre haverá opiniões muito representadas e outras subrepresentadas, cujas fontes ainda não conseguiram acesso à esfera de visibilidade que a imprensa abarca”, afirmou Kelly.

Próximos debates

O próximo debate do ciclo UFPR Pensando o Brasil será no dia 5 de outubro, no auditório do Setor Litoral, sobre “Desigualdade e direitos sociais no Brasil: movimentos, conflitos e alternativas”.

No dia 17 de outubro, o tema será reforma política, e o debate acontecerá auditório do Setor de Ciências Juridicas.

Lorena Aubrift Klenk

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...