Ensino e Educação

UFPR organiza XII vestibular dos Povos Indígenas nos dias 13 e 14 de dezembro

Maria de Lurdes Welter Pereira     3 de dezembro de 2012 - 8h25

Candidatos indígenas do Paraná e do Brasil participarão nos próximos dias 13 e 14 de dezembro do XII Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Neste ano o processo seletivo, que é executado em sistema de rodízio entre as universidades participantes, está a cargo da Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (Cepigrad), da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Paraná. Estão inscritos 341 candidatos.

As provas serão realizadas na Unibrasil, na Rua Konrad Adenauer, 442, no bairro Tarumã, em Curitiba. As provas terão início às 8h30, devendo os candidatos comparecerem no local das provas, pelo menos trinta minutos antes do horário estabelecido. No dia 13, a prova de Língua Portuguesa é oral. No dia 14 serão realizadas as provas de Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena (Guarai ou Caingangue), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Segundo as coordenadoras do processo, professoras Ana Elisa de Castro Freitas e Laura Ceretta Moreira, foram homologadas 341 inscrições, sendo 309 candidatos do Paraná e 32 de outros estados. Entre os candidatos que solicitaram banca especial, um candidato com surdez e oito mães com bebês em fase de amamentação.

A UFPR destina dez vagas suplementares dos cursos ofertados, para serem disputadas exclusivamente por indígenas integrantes das sociedades indígenas no Brasil. Já as universidades públicas estaduais reservam seis vagas suplementares cada uma, para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. O Manual do Candidato, disponível em http://www.nc.ufpr.br/vestindigena/2013/documentos/manual.pdf, traz as universidades e cursos ofertados. Participam deste processo as seguintes universidades: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Paraná (Unespar/campus Fafipar), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/campi Santa Cruz, Irati, Laranjeiras do Sul e Pitanga), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Facea) e Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Os resultados serão divulgados no site das universidades envolvidas até o dia 11 de janeiro de 2013. As matrículas deverão ser efetivadas, conforme calendário da universidade na qual o candidato foi aprovado. Mais informações podem ser obtidas no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br, link vestibular indígena.