Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR obtém patente de invenção nos Estados Unidos

 

Imagens do diagnóstico (crédito arquivo pessoal)

A Universidade Federal do Paraná acaba de obter a patente de uma invenção nos Estados Unidos. Trata-se de um material que permite detectar a presença de agentes infecciosos. A invenção é resultado de uma colaboração entre a UFPR, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e Instituto Carlos Chagas. As pesquisas começaram em 2007 e tiveram o apoio do CNPq.

O objetivo da pesquisa foi o desenvolvimento de novas tecnologias para diagnóstico de doenças causadas por microorganismos que fossem relevantes para a saúde pública. O material desenvolvido, que pode ter a forma de microesferas (beads) ou filamentos, é composto por material polimérico inerte que após modificação de sua superfície permite detectar a presença de diferentes agentes infecciosos.

De acordo com o professor Cyro Ketzer Saul, do Laboratório de Inovação em Tecnologia de Sensores da UFPR e um dos inventores dessa tecnologia, as estruturas produzidas pelo processo desenvolvido no Brasil apresentam grandes vantagens em relação aos produtos existentes no mercado atualmente. O material facilita os diagnósticos e a obtenção de resultados mais rápidos nos exames, além do baixo custo da matéria prima e elevada produtividade da técnica. “O material, em si, já existia, mas conseguimos fazer de uma forma mais simples e eficiente”, explica ele.

A patente do procedimento, intitulado “Process for Producing Polymeric Structures That Have Activated Surfaces and Activated Polymeric Structures” foi depositada inicialmente no Brasil e depois em outros seis países (Estados Unidos, Canadá, Coréia, União Europeia, Hong Kong e China). Apenas a dos Estados Unidos já foi aceita até agora. Ainda assim, as perspectivas são bastante positivas: já existe uma empresa multinacional interessada em desenvolver a tecnologia.

O procedimento já foi detalhado em artigos científicos publicados em periódicos internacionais. Quem quiser saber mais sobre aspectos científicos da pesquisa pode acessar os links:

http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2015/tb/c4tb01884b#!divAbstract

http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2016/tb/c6tb01435f#!divAbstract

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...