Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR melhor universidade do PR, 10º lugar entre as federais e 36º na América Latina

Superintendência de Comunicação Social     23 de julho de 2018 - 15h51

Com avanços em quatro dos cinco conceitos do Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings, a UFPR subiu degraus e melhorou sua posição no conceito geral em 2018 — é a 36ª instituição do continente e a mais bem posicionada no Paraná. No ranking de 2017, a universidade estava no grupo das instituições que conseguiram notas equivalentes às posições 51ª a 60ª. No apanhado geral, a UFPR aumentou as notas, em uma faixa de 38.9 a 42.3, para 59.4.

O ranking é realizado internacionalmente pela THE DataPoints, uma plataforma de universidades líder mundial em informação sobre ensino superior e pesquisa, em parceria com a editora Elsevier.

No ranking de 2018, foram avaliadas 129 instituições públicas e privadas de ensino superior da América Latina.

Para compor a nota geral, são analisados cinco grandes campos: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, financiamento e reputação); citações (influência na pesquisa); perspectiva internacional (docentes, estudantes e pesquisa); e rendimento para a indústria (transferência de conhecimento).

Públicas

No ranking continental, as oito melhores universidades em “ensino” são brasileiras e públicas, assim como as três melhores em pesquisa.

O ranking destaca o desempenho das universidades públicas brasileiras. Na nota geral, as três melhores do país se encaixam nessa situação: Universidade do Estado de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Unicamp e USP também são as melhores do continente.

Entre as universidades federais brasileiras as UFPR ficou em 10º lugar no país, segundo o The Times Higher Education World University Rankings (2018), entre todas as 68 Federais, mantidas através do Ministério da Educação (MEC), do Governo brasileiro.

O universo do ensino superior brasileiro chega atingir 2.979 instituições de ensino superior, entre a totalidade de públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas (sem fins lucrativos, com fins lucrativos, especiais), sendo considerados nesta contabilidade apenas as Universidades, Centros Universitários e Faculdades, segundo o sistema de informação do e-mec.

Critérios

O maior desenvolvimento da UFPR ocorreu em “pesquisa”. A nota foi de 47.2 para 76.2. Nesse quesito, a universidade ficou entre as 24ª mais bem avaliadas na América Latina em 2018 e a 14ª no Brasil.

Outro critério em que a nota da UFPR aumentou foi “ensino” — de 43.0 para 68.0. A universidade é a 27ª no continente e a 16ª no país nesse aspecto na avaliação de 2018, para os quais contam fatores como reputação e taxa de docentes com doutorado.

A UFPR também melhorou a nota nos critérios “citações” (de 31.0 para 33.5) e “rendimento para a indústria” (de 34.8 para 35.3), apesar de ter perdido posições nos ranqueamentos específicos.

Em “citações”, a universidade ficou em 30º no Brasil e em 92º no continente. Segundo a THE, esse critério considera “o papel das universidades em espalhar novos conhecimentos e ideias”. Para isso, a entidade calcula o número de publicações de pesquisadores das universidade que são citadas por estudiosos no mundo.

Já em “rendimento para a indústria”, a UFPR é a 36ª no Brasil e a 101ª no continente. O critério avalia a capacidade das instituições em ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria.

No critério “perspectiva internacional”, a UFPR obteve nota 26.0.

Metodologia

De acordo com a THE, o ranking das melhores universidades latino-americanas se baseia nos mesmos 13 indicadores de performance que o ranking mundial (o World University Ranking), mas alguns quesitos têm pesos ajustados para refletirem a realidade de países emergentes.

Alguns critérios têm nota composta (caso de “ensino”, “pesquisa” e “perspectiva internacional”) e os outros são baseados em avaliações gerais.

Para mais detalhes, acesse aqui.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR