Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR levará painel sobre Gestão da Informação para evento sobre cidades inteligentes

Aline Fernandes França     9 de fevereiro de 2018 - 13h30

A Universidade Federal do Paraná prepara-se para participar da primeira edição brasileira do Smart City Expo. O evento acontece entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março.

O Smart City Expo será sediado em Curitiba e promove o debate sobre cidades inteligentes em diversas áreas. A temática abrange Tecnologia Disruptiva; Governança; Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico, e Futuras Cidades Sustentáveis.

O evento será dividido em duas grandes atividades: um congresso que discutirá conceitos de cidades inteligentes; e uma área de exposição – espaço em que haverá oportunidade para conhecer projetos e tecnologias, além de proporcionar networking e intercâmbio de conhecimentos.

Professores da UFPR que já realizam pesquisas ligadas ao tema das cidades inteligentes vão apresentar suas experiências em um painel na área de exposição do Smart City Expo Curitiba.

Muitos professores já trabalham na área, em temas como mobilidade urbana, planejamento urbano, economia circular, governança, entre outros. A ideia do painel é reunir professores que têm pesquisas em comum e apresentar o que estamos produzindo”, explica a professora Maria do Carmo Duarte Freitas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação.

O painel da UFPR abordará o tema “Importância da Gestão da Informação em Projetos de Smart Cities”. “A ideia que se discute é utilizar melhor a tecnologia para a cidade, melhorar a vida do cidadão”, afirma o professor Ricardo Mendes Junior, do departamento de Engenharia de Produção. “Nossa proposta é que os docentes apresentem os projetos em que já trabalharam ou estão em desenvolvimento, visando o futuro das cidades”.

A atividade da UFPR ocorrerá na área gratuita do evento (exposição), dentro do espaço do Vale do Pinhão – iniciativa da Prefeitura, vinculada à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que fortalece startups e projetos.

A UFPR tem muita expertise e experiência nessa linha. Muitos professores de diferentes áreas vêm trabalhando nisso, vamos compartilhar as experiências”, destaca a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz.

Reunião sobre a participação da UFPR no Smart City Expo Curitiba.
Da esquerda para a direita: Ricardo Mendes Junior, professor do departamento de Engenharia de Produção; Cíbia Gimenez, representante do iCities; Maria do Carmo Freitas, coordenadora do programa de pós-graduação em Gestão da Informação; vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón; pró-reitor de Pós-graduação, Francisco Mendonça; Cleverson da Cunha, coordenador de empreendedorismo e incubação da Agência de Inovação da UFPR; Naína Pierri, coordenadora do programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e Cristina Lima, vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Foto: Samira Chami Neves

Pesquisas sobre Smart Cities

Com objetivo de reunir as pesquisas que envolvem Smart Cities dispersas na universidade, professores da UFPR pretendem criar um grupo específico sobre o tema.

Existem várias atividades na área, dentro da universidade, que estão relativamente isoladas. Poderíamos ter um grupo na universidade sobre Smart Cities e agregar essas experiências para participação institucional”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça.

A proposta dos professores é fazer uma chamada interna para integrar os trabalhos. “Queremos criar um espaço na universidade com todos os grupos e experiências e, a partir daí, construir um outro tipo de projeto”, conta a professora Maria do Carmo.

O coordenador de empreendedorismo e incubação da Agência de Inovação da UFPR, Cleverson Renan da Cunha, afirma que a criação de um grupo fortaleceria os vínculos entre os pesquisadores que já estudam o tema. “A intenção é criar um grupo mais forte para propormos novas soluções a serem implantadas na universidade, inclusive com a incubação desses projetos na incubadora de negócios tecnológicos da UFPR”, afirma.

Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba é um evento chancelado pela Fira Barcelona – consórcio público espanhol.

A primeira edição no Brasil é organizada pela empresa iCities, com apoio de vários parceiros. O evento é considerado uma plataforma de negócios para os setores público e privado.

As inscrições estão abertas pelo site smartcityexpocuritiba.com. O passaporte para congressistas custa R$ 1.200, até o dia 27 de fevereiro, professores e estudantes pagam meia entrada. A entrada para a exposição é gratuita, mas também é necessário realizar o credenciamento na página do evento.

Segundo a organização, mais de 5 mil visitantes devem visitar a feira durante os dois dias de programação.

Serviço:

Smart City Expo Curitiba

Local – Expo Renault, localizado no Parque Barigui

Data – dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2018


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR