Extensão e Cultura

UFPR leva Circuito Cultura e Arte para Paranaguá no próximo fim de semana

Superintendência de Comunicação Social     14 de maio de 2018 - 15h14

O município de Paranaguá recebe no próximo fim de semana (de 18 a 20 de maio) o Circuito Cultura e Arte, promovido pela Universidade Federal do Paraná como parte do 28º Festival de Inverno – evento que tradicionalmente acontece em Antonina no mês de julho, mas desde o ano passado leva atividades para outras cidades do litoral. A programação inclui exposições, apresentações de teatro e dança, palestras e atividades para crianças. De 15 a 17 de junho, será a vez de Matinhos sediar o Circuito Cultura e Arte.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em conjunto com o Museu de Arqueologia e Etnologia e o Setor Litoral da UFPR. A programação em Paranaguá faz parte também da programação da 16ª Semana de Museus Instituto Brasileiro de Museus, cujo tema neste ano é “Museus Hiperconectados”.

Circuito Cultura e Arte UFPR em Paranaguá

Data: 18, 19 e 20 de maio
Local: sede histórica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico
Participação gratuita

18 de maio (sexta-feira)
19h – Abertura Oficial
19h30 – Abertura da exposição “direitos, para quem?”, por alunos do curso de Design da UFPR
20h – “Aquela que é”- espetáculo da Téssera Companhia de Dança da UFPR

19 de maio (sábado)
14h30 – Abertura da exposição “Rogai por Nós” com visita mediada.
15h – Fala: “O Boi de Mamão, história e curiosidades” com o Grupo Boi Barroso de Antonina
15h30 – Fala: “O processo criativo de desenvolvimento do “Jogo da Bernúncia: O Auto do Boi de Mamão”, com Fábio Marcolino, produtor cultural do MAE, desenvolvedor do jogo e alunos convidados.
16h – Lançamento do Jogo “Bernúncia: O Auto do Boi de Mamão” na exposição de longa duração “Assim Vivem os Homens” de Cultura Popular
16h30 – Apresentação teatral do Boi de Mamão (Grupo Boi Barroso – Antonina).

20 de maio (domingo)
14h – Apresentação CineMAE Especial: Documentário sobre o “Boi de Mamão”, da Olaria Cultural – CineMAE.

Alunos e servidores da UFPR terão transporte até Paranaguá e poderão levar familiares e amigos convidados para os eventos do circuito. Os passageiros devem ter mais de 12 anos, de acordo com regras da CENTRAN-UFPR, e para garantir sua vaga devem preencher o formulário disponível neste link

Há limite de vagas para transporte e os pedidos aceitos serão definidos por ordem de inscrição e confirmadas por e-mail da UFPR.

Confira os horários de partida e retorno do transporte:
Dia 18/05: ônibus sai às 16h30 da Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra com chegada em Curitiba prevista para as 23 horas.
Dia 19/05: ônibus sai às 10h da Reserva Técnica do MAE (Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê), com chegada em Curitiba prevista para as 19h30. Dia 20/05: ônibus sai às 11h da Reserva Técnica do MAE (Rua Bom Jesus, 650 – Juvevê), com chegada em Curitiba prevista para as 19h30.

De 15 a 17 de junho, o Circuito continua em Matinhos, com programação gratuita, organizada pelo Setor UFPR Litoral com apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos e do Sesc Caiobá.

Para mais informações, acesse o site do evento.