Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança três variedades de cana-de-açúcar em Paranavaí

Variedade RB 036066 será apresentada no evento
Variedade RB 036066 será apresentada no evento

A Universidade Federal do Paraná realiza nesta quarta-feira (9/12), em Paranavaí, o lançamento de três variedades de cana-de-açúcar. O lançamento acontece às 9 horas no Centro de Eventos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Paranavaí. As três variedades foram obtidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA/UFPR/RIDESA), ligado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O Programa faz parte da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA), uma rede formada por dez universidades federais e que realiza pesquisas com cana-de-açúcar. Participam do lançamento o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e o coordenador do Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar, professor Edelclaiton Daros.
As três variedades a serem lançadas são as seguintes: “RB036066”, “RB036088” e “RB036091”. Cada uma delas tem características específicas. A variedade “RB036066” se destaca pelo seu elevado potencial produtivo e elevado teor de sacarose, sendo recomendada até para ambientes D, considerados restritivos. A variedade “RB036088” apresenta excelente colheitabilidade e longevidade, podendo ser considerada um novo modelo de ideótipo para a colheita mecanizada. A variedade “RB036091” tem rápido crescimento e fechamento da entrelinha de plantio, com elevado potencial produtivo e sanidade vegetal.
De acordo com o professor Edelclaiton Daros, coordenador do Programa, a última liberação de variedades da UFPR foi em 2010. “Desde então estamos selecionando materiais e trabalhando muito na obtenção de novas variedades, a fim de oferecermos os melhores materiais para o produtor. Ficamos cinco anos de “stand by” selecionando e avaliando bem as variedades a serem lançadas. São variedades que foram escolhidas estrategicamente pela Universidade e que se completam ao longo da safra, nos mais diferentes ambientes”, acrescenta.
No mesmo evento irá ocorrer também o lançamento do “Livro de Variedades RB”, publicação que descreve os quarenta e cinco anos do programa Variedades RB, já com noventa e quatro variedades. Na visão do professor Edelclaiton, é importante marcar a comemoração das bodas de prata da RIDESA e também relembrar a trajetória de desafios e sucesso da instituição. “É um momento histórico, pois todo o trabalho de anos em pesquisa com cana teria acabado quando o Planalsucar foi extinto em 1990. Teria sido incalculável o prejuízo do país se as Universidades Federais não tivessem se organizado e formado a RIDESA”.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...