Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança disciplina transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica; inscrições vão até o dia 16

Depois do sucesso da primeira edição – que atraiu mais de 500 alunos para as aulas de Escrita Acadêmica em Inglês –, a UFPR retoma neste semestre o projeto das disciplinas transversais. Desta vez, a disciplina ofertada é a de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, que está com inscrições abertas até 16 de março. Projeto pioneiro no Brasil, as disciplinas transversais abordam temas comuns aos diferentes programas de pós-graduação e são abertas a alunos de todas as áreas de conhecimento, o que contribui para a racionalização dos recursos da Universidade.
As inscrições para o curso devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema SIGA (portal do aluno da UFPR), e são abertas a alunos de todos os cursos de pós-graduação da UFPR. O aluno que quiser cursar a disciplina deverá observar as ”disciplinas disponíveis” e selecionar a disciplina de interesse, solicitando a matrícula. Já o docente que tiver interesse em se inscrever deverá acessar o portal do SIGA no menu ”Disciplinas”.
Aulas começam dia 21
São 200 vagas na modalidade presencial e outras 200 na modalidade remota – em que as aulas serão transmitidas ao vivo, via internet, com alta qualidade.
A aula inaugural será em 21 de março, a partir das 14h, no Anfiteatro de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico da UFPR, com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Francisco Mendonça. O curso prossegue até 11 de julho de 2018.
“É um projeto pioneiro e inovador, que faz parte do esforço da UFPR para qualificar cada vez a formação de seus alunos de pós-graduação”, afirma Mendonça.  O coordenador do novo curso e do Laboratório de Estatística e Geoinformação, professor Paulo Justiniano Ribeiro Junior, também participará da aula inaugural, explicando o funcionamento e o conteúdo do curso.
Métodos estatísticos
A disciplina ganha relevância porque os métodos estatísticos são utilizados em muitas áreas do conhecimento científico. Eles possibilitam a execução de tarefas como a avaliação de chances e riscos e, ainda, a modelagem de estruturas que possam explicar o comportamento de observações e estimar estados de sistemas.
A disciplina objetiva oferecer aos alunos de pós-graduação da UPFR uma apresentação de tópicos fundamentais da área Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica. O professor Justiniano explica que erão enfatizadas a interpretação e a intuição para os conceitos e métodos. Sem focar em nenhuma área específica do conhecimento, a ideia é promover a interação e o debate entre os participantes. Isto será feito por meio da combinação de conceitos fundamentais com a discussão de situações-problemas.
Projeto da gestão
A primeira disciplina transversal, Escrita Acadêmica em Inglês, foi lançada em agosto do ano passado e esgotou suas 500 inscrições em apenas três dias. Hoje, ela integra um conjunto de disciplinas comuns a vários programas de pós-graduação.
A adoção deste modelo de disciplina é pioneira na UFPR e é uma das propostas da atual gestão da Reitoria. Seu objetivo é aprimorar a interdisciplinaridade no ambiente acadêmico, melhorar seu entendimento de ferramentas de análise e oferecer conhecimentos que possam contribuir para uma sólida formação científica-metodológica.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...