Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR lança disciplina transversal de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica; inscrições vão até o dia 16

Superintendência de Comunicação Social     9 de março de 2018 - 16h25

Depois do sucesso da primeira edição – que atraiu mais de 500 alunos para as aulas de Escrita Acadêmica em Inglês –, a UFPR retoma neste semestre o projeto das disciplinas transversais. Desta vez, a disciplina ofertada é a de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, que está com inscrições abertas até 16 de março. Projeto pioneiro no Brasil, as disciplinas transversais abordam temas comuns aos diferentes programas de pós-graduação e são abertas a alunos de todas as áreas de conhecimento, o que contribui para a racionalização dos recursos da Universidade.
As inscrições para o curso devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema SIGA (portal do aluno da UFPR), e são abertas a alunos de todos os cursos de pós-graduação da UFPR. O aluno que quiser cursar a disciplina deverá observar as ”disciplinas disponíveis” e selecionar a disciplina de interesse, solicitando a matrícula. Já o docente que tiver interesse em se inscrever deverá acessar o portal do SIGA no menu ”Disciplinas”.
Aulas começam dia 21
São 200 vagas na modalidade presencial e outras 200 na modalidade remota – em que as aulas serão transmitidas ao vivo, via internet, com alta qualidade.
A aula inaugural será em 21 de março, a partir das 14h, no Anfiteatro de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Botânico da UFPR, com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Francisco Mendonça. O curso prossegue até 11 de julho de 2018.
“É um projeto pioneiro e inovador, que faz parte do esforço da UFPR para qualificar cada vez a formação de seus alunos de pós-graduação”, afirma Mendonça.  O coordenador do novo curso e do Laboratório de Estatística e Geoinformação, professor Paulo Justiniano Ribeiro Junior, também participará da aula inaugural, explicando o funcionamento e o conteúdo do curso.
Métodos estatísticos
A disciplina ganha relevância porque os métodos estatísticos são utilizados em muitas áreas do conhecimento científico. Eles possibilitam a execução de tarefas como a avaliação de chances e riscos e, ainda, a modelagem de estruturas que possam explicar o comportamento de observações e estimar estados de sistemas.
A disciplina objetiva oferecer aos alunos de pós-graduação da UPFR uma apresentação de tópicos fundamentais da área Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica. O professor Justiniano explica que erão enfatizadas a interpretação e a intuição para os conceitos e métodos. Sem focar em nenhuma área específica do conhecimento, a ideia é promover a interação e o debate entre os participantes. Isto será feito por meio da combinação de conceitos fundamentais com a discussão de situações-problemas.
Projeto da gestão
A primeira disciplina transversal, Escrita Acadêmica em Inglês, foi lançada em agosto do ano passado e esgotou suas 500 inscrições em apenas três dias. Hoje, ela integra um conjunto de disciplinas comuns a vários programas de pós-graduação.
A adoção deste modelo de disciplina é pioneira na UFPR e é uma das propostas da atual gestão da Reitoria. Seu objetivo é aprimorar a interdisciplinaridade no ambiente acadêmico, melhorar seu entendimento de ferramentas de análise e oferecer conhecimentos que possam contribuir para uma sólida formação científica-metodológica.

Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR