Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inicia segunda-feira programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A matemática está em tudo.” Esse é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que começa nesta segunda-feira (23) e segue até domingo (29) em todo o País.

A Universidade Federal do Paraná participa do evento desde 2009. Nesta edição, o objetivo é ampliar as atividades desenvolvidas e popularizar o conhecimento científico por meio de uma linguagem acessível à sociedade.

Diversas atividades da UFPR vão acontecer durante a semana e também nos meses de novembro e dezembro. Esperamos atingir um público de aproximadamente 21 mil pessoas em 18 municípios do Paraná: no litoral, no interior do estado e também na região metropolitana de Curitiba”, explica o professor Rodrigo Reis, coordenador das atividades da UFPR na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A VII Feira Regional de Ciências do Litoral, em Matinhos, é um dos destaques da programação, com 80 trabalhos inscritos. A expectativa é reunir cerca de 1500 pessoas durante três dias (24, 25 e 26).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, destaca que o evento leva o conhecimento da universidade à sociedade de maneira lúdica. “A ciência está todo dia na vida de todo mundo, mas nesta semana especialmente, o país inteiro está atento às novidades da área. Queremos envolver a comunidade em atividades e despertar a curiosidade de crianças e adolescentes que estão em processo de formação”, diz.

Entre as atrações da UFPR em todo o estado estão visitas às instalações do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável, espetáculos de teatro, sessões do planetário do Centro de divulgação de Física, oficinas que integram matemática e arte, entre outras.

Confira aqui os horários e locais das atividades confirmadas.

Dia C da Ciência Brasileira

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece o Dia C. A data – quarta-feira, dia 25 – marca a intensificação do processo de conscientização social para o papel da ciência na vida das pessoas. A proposta é realizar um dia de ação nacional mobilizadora.

Neste dia, haverá ações interativas para crianças e produção de vídeos especiais na Feira Regional de Ciências do Litoral UFPR.

É uma forma muito interessante de promover a ciência e a integração social. O Dia C e a Semana despertam as pessoas para o mundo científico”, ressalta o pró-reitor.

A matemática está em tudo

O tema foi escolhido para a Semana em razão da realização do Biênio da Matemática no Brasil (2017-2018), em que o país sedia pela primeira vez dois eventos internacionais de matemática – Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemática.

O professor Rodrigo Reis conta que, no entanto, as atividades abordam as mais diferentes áreas do conhecimento. “A matemática tematiza o evento, mas a ideia principal é a divulgação científica”, afirma.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Instituições de ensino e pesquisa, entidades ligadas à ciência e tecnologia, agências e secretarias são parceiros do evento nos estados.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...